O Mocho Ano 1 - Número 5 - Fevereiro 2014 | Page 38

Por que razão o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Hoje em dia, a mulher tem nos países desenvolvidos um lugar igual ao do homem, na maior parte dos campos: na família, no trabalho, na sociedade. Embora haja sociedades e países em que os direitos e os deveres não são os mesmos entre os dois sexos, o que é um facto é que durante o século XX e até à actualidade, a mulher granjeou o lugar que lhe compete na sociedade.

Mas nem sempre foi assim. A mulher desde sempre esteve muito ligada aos aspectos ligados à família, à educação dos filhos e à procriação. Com a Revolução Industrial, a mulher era usada nas fábricas para trabalhos mais leves que não implicassem esforço ou capacidade física suplementar trabalhavam em condições desumanas tal como os homens na altura. No entanto o seu trabalho era pago de maneira diferente com a desculpa de que não conseguiam fazer o mesmo trabalho.

O aparecimento das teorias de Marx e Engels em 1845, baseadas na realidade vivida então em Inglaterra foi o que despoletou uma consciência de classe, fazendo com que as mulheres tivessem ganhado voz e consciência da sua posição inferior.

No Dia 8 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Esta manifestação foi reprimida com total violência, sendo as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

38