O Mocho Ano 1 - Número 4 - janeiro 2014 | Page 3

O sistema ColorADD, inventado e desenvolvido por um português, Miguel Neiva, pretende oferecer uma resposta positiva às dificuldades sentidas pelas pessoas que sofrem de daltonismo.

De acordo com estudos desenvolvidos, cerca de 350 milhões de pessoas, 10% da população mundial masculina, são afectadas por esta insuficiência visual, que não é mais do que uma alteração congénita que se traduz na incapacidade de distinção de cores. O daltonismo deriva de uma deficiência genética associada ao cromossoma X.

Muitas crianças sofrem com esta insuficiência de uma forma solitária, em segredo, sendo muitas vezes a causa de problemas de relacionamento, de exclusão social e de solidão.

Este sistema pretende apenas proporcionar às pessoas afectadas pelo daltonismo uma maneira prática se se movimentarem em sociedade sem terem consequências da sua incapacidade de ver cores que são um meio mais comum de organização e planificação da nossa vida quotidiana.

O Colégio de Alfragide aderiu ao sistem ColorAdd, tendo como intenção a introdução do conceito em todos os aspectos escolares em que a cor é importante para a compreensão e funcionalidade da vida diária. Além disso pretendemos tornar conhecido o sistema ainda para além dos muros da escola, levando as próprias famílias a terem conhecimento deste sistema inventado por um português e que neste momento é já usado em muitas partes do mundo, desde escolas, hospitais, organismos oficiais.

Para tanto iremos promover a aprendizagem do sistema em ambiente de aula e tentar começar a generalizar a sua utilização em todos os produtos que sejam importantes para o funcionamento da escola enquanto local de aprendizagem e de consciencialização das diferenças.

O código baseia-se num conceito simples: é composto por vários símbolos básicos que representam as cores básicas, mais o branco e o preto, e que depois se combinam entre si para formarem as diferentes cores secundárias.

O Sistema ColorADD: uma resposta social

Notícias

3