O Mocho Ano 1 - Número 4 - janeiro 2014 | Page 26

Sala do 3.º ano

Vamos cantar as "janeiras"

À semelhança do que é habitual no nosso colégio, os alunos juntaram-se para comemorar mais uma data e cantar as janeiras.

"Cantar as Janeiras" e "Cantar os Reis" são tradições muito atingas em Portugal. Todos sabemos bem em que consistem, mas qual a sua origem?

Estas tradições têm origem na ocupação romana. Na mitologia romana, JANO era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, que simbolizavam o passado e o futuro. Era também o responsável por encerrar o ano velho e abrir as portas ara o ano que se iniciava. Invocava-se no início de um novo período na esperança de serem afastados os maus espíritos. Em sua honra se cantavam então as “janeiras”, cânticos a JANO.

Supõe-se que esta tradição está relacionada com cultos pagãos, desenrolando-se no mês do deus romano Jano, de Janua, que significa porta, entrada. Esta figura da mitologia romana, representada com duas caras, encontra-se fortemente ligada à ideia de entrada, mas muito em especial, à noção de transição, de conhecimento do passado e do futuro.

O cristianismo assimilou e transformou esta tradição pagã na anunciação do nascimento do Menino, passando a desejar um feliz ano novo e alargando-a até ao Dia de Reis.

Hoje ainda se cantam as Janeiras e os Reis em vários países: na Grécia chamam-se Kalandas; na Grã-Bretanha, Christmas Carols; na Espanha, Villancicos. Em Portugal, a tradição manda juntar grupos de pessoas que vão cantando, com ou sem instrumentos musicais, de porta em porta.

26

Notícias