O Mocho Ano 1 - Número 3 - dezembro 2013 | Page 64

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantinho da História

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma carta proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, onde se afirma a preocupação internacional com a preservação dos direitos da humanidade. Apesar de o liberalismo ter defendido a Igualdade e a liberdade dos cidadãos e de a Revolução Francesa, inicio a 14 de julho de 1789, defender o grito: Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e de ter sido aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de Agosto de 1789, esta Declaração após o fim da II Guerra Mundial, como um alerta às atrocidades cometidas durante este acontecimento.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem enuncia os direitos fundamentais, civis, políticos e sociais de que devem gozar todos os seres humanos, sem discriminação de raça, sexo, nacionalidade ou qualquer outro tipo.

A noção de Direitos humanos tem-se afirmado, na segunda metade do século XX, como um dos conceitos políticos base. No entanto, continuam a não serem respeitados estes direitos por todo o Mundo.

A Declaração é composta por trinta artigos que defender a liberdade e a Igualdade de todos os seres Humanos.

Fontes:

Declaração Universal dos Direitos do Homem. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-24].

http://dre.pt/util/pdfs/files/dudh.pdf

http://www.humanrights.com/pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights.html

64