Entrevista
O Mocho - Qual o seu nome completo ?
R.: José Manuel Rodrigues Crispim Romão
O Mocho - É natural de onde ?
R.: Sou natural de Alcanena, distrito de Santarém.
O Mocho - Qual a sua função no Colégio ?
R.: Embora seja o Diretor Pedagógico do Colégio, faço um pouco de tudo. A minha função principal é gerir/ orientar o Colégio e os seus colaboradores.
O Mocho - Há quanto tempo aqui trabalha ?
R.: Desde outubro de 1978 que trabalho para a Empresa Ensinus. No Colégio, trabalho há 22 anos (desde julho de 1991). No entanto, comecei por exercer o cargo de Gerente. A partir de 1992 comecei a trabalhar como Professor e Diretor Pedagógico.
O Mocho - Como surgiu a oportunidade de trabalhar no Colégio ?
R.: Em 1978, comecei a trabalhar no Externato Marquês de Pombal. Em 1987 passei a fazer parte da Direção do mesmo e conhecido pela versatilidade das atividades desenvolvidas (como Docente, por tocar viola, cozinhar, pintar, desenhar, etc.) fui convidado para Diretor do, então, Externato de Alfragide, atualmente Colégio de Alfragide.
O Mocho - Se pudesse mudar de função, no Colégio, qual a que escolheria ?
R.: Considero todas as funções no Colégio importantes. Não me importaria de desempenhar qualquer uma delas. A que escolheria, no entanto, seria a função de docência porque gosto mesmo é de trabalhar com crianças.
O Mocho - Qual a situação mais engraçada que já lhe aconteceu aqui no Colégio ?
R.: É difícil de responder por serem tantas ao longo destes anos todos. No entanto, recordo a surpresa de encontrar o filho dum antigo colega de liceu, como aluno do Colégio.
O Mocho - Esta é a sua profissão de sonho ?
R.: À exceção da política, creio que não me importava de experimentar outras funções. Esta é uma profissão que faço com muito gosto e muito gozo. Gosto de plantar, semear, de jardinagem, tocar, cantar, … Dificilmente me veria como empregado de escritório. Sempre quis fazer algo em que pudesse ajudar pessoas, embora esta seja uma situação muito vasta. Ser professor veio por acréscimo a este sonho.
Entrevista
A equipa de redacção do jornal “O Mocho” decidiu entrevistar o Dr.º José Romão para este terceiro número do jornal.
Aqui deixamos as perguntas feitas e as respetivas respostas:
28