MEMORIAL E MUSEU
TERRITÓRIO:
PROJETO, DADOS TÉCNICOS E DIRETRIZES
4.3. Sobre zoneamento, Implantação e as partes componentes PRAÇA:
A escolha do terreno para a inserção da praça( Ver Planta de Situação) se justifica por ser um local não afetado pela lama, portanto possui a infraestrutura necessária ao funcionamento dos equipamentos propostos, e também por ser plano e com bastante espaço livre. Além disso, o terreno no qual a praça foi implantada se localiza próximo à entrada de Bento Rodrigues e possui as vias de acesso preservadas. Suas dimensões são adequadas para a inserção dos equipamentos, estacionamento para carros e ônibus e demais itens, e ainda conta com um galpão existente que será reutilizado no projeto, podendo atender às necessidades do programa.
A praça se define como um espaço de convivência voltado para a comunidade( cumprindo a função antes exercida pela praça destruída) e para os visitantes. Insere-se como uma introdução ao cenário devastado do território. É composta por estacionamento e balcão para informações, visando auxiliar os visitantes logo na chegada ao local, pavilhão comunitário, galpão para educação ambiental e patrimonial( inserido em antigo Galpão que permaneceu no local), Centro de Memória e espaço de observação do dique. Os espaços serão descritos a seguir.
Para determinar a localização de cada espaço dentro da praça, seguiu-se o seguinte raciocínio: Estacionamento e Pavilhão Comunitário necessitariam de fácil acesso à rua e o Centro de Memória precisaria estar num ponto de transição entre a área preservada e a área atingida. A partir daí, criouse um mapa de fluxos de pedestres dentro do local da praça, visando compreender as dinâmicas de circulação no espaço e assim traçar os caminhos dela.
A área de contemplação do dique se localiza próximo ao dique S4, construído pela Samarco, após o desastre, constituise num local para reflexão sobre as decisões tomadas em relação ao território após o acontecimento.
Obras escultóricas estarão dispostas pela praça, com as seguintes temáticas: tributo às vítimas do desastre, localizada próximo ao Centro de Memória; recursos naturais de Bento Rodrigues, próxima ao dique; religiosidade local e laços afetivos característicos da comunidade, localizadas próximas ao pavilhão comunitário. São iniciativas que buscam atender aspectos mais mencionados pela população local e que os identificam como comunidade.( Ver Planta Baixa da praça)
Com relação à vegetação, procurou-se na medida do possível manter as árvores existentes e foram inseridas algumas outras. Quanto ao estacionamento, a pavimentação seria em piso-grama permeável, viabilizando a absorção de águas da chuva.
Figura 78: Mapa de fluxos e pontos de intervenção. Fonte: Elaboração da autora com base cartográfica Google Earth
A paginação da praça, em piso intertravado, tem um desenho orgânico, fazendo referência às cavas de mineração, elementos importantes da paisagem de Bento, e representativo da sua origem e importância no âmbito da atividade extrativa.
31
Figura 79: Cava de Mineração. Fonte: http:// www. ebah. com. br / content / ABAAABBn4AL / lavra-mina-ceuaberto-subterranea