membros devem obedecer a decisões obtidas por um consenso, ou por maioria; todos os membros devem trabalhar para o bem comum do partido, não podendo haver pequenas facções dentro deste.
Versando sobre a identidade do Partido Comunista Português, seu secretário-geral, o grande líder Álvaro Cunhal, em maio de 1990, publicou um trabalho sobre sua natureza de classe, ideologia, princípios orgânicos e sua vinculação com o internacionalismo.
Chama-se centralismo democrático, nos partidos comunistas leninistas, a um sistema de organização interna no qual, diante de uma determinada questão programática, as bases do partido têm direito à discussão livre da mesma questão.
O direito ao dissenso, entretanto, exige a organização de teses escritas, para pautar uma discussão interna. O grupo em discordância defende suas posições e, em seguida, há a votação das questões debatidas.
Determinadas teses, tendo em vista questões sensíveis e as eleições para órgãos de direção partidária, passam por este processo deliberativo até o momento em que se chegue a uma decisão ou à escolha de uma direção, ou ambos.
Resolvida a contenda, normalmente por voto majoritário, todos os militantes do partido devem defender e implementar as posições e teses adotadas, independente da posição defendida pelo filiado.
Um dos objetivos do centralismo democrático é desenvolver uma direção nacional e por sua vez uma direção regional. Isso permite o pleno desenvolvimento dos membros de base através da educação política que ocorre nos núcleos. É por isso que os pontos políticos e as ideias são sempre levados de volta aos núcleos onde são discutidos a fundo. É também por isso que todos os membros são encorajados a contribuir politicamente em todas as discussões e para até mesmo os novos camaradas dirigir discussões nas reuniões( com apoio e assistência dos quadros mais experientes).
O PPS e a radicalidade democrática
Na política brasileira, a radicalidade democrática implica em atitudes associadas à democracia, ou seja, em procedimentos essenciais, fundamentais, completos, profundos, decisivos, totais, enfim. Refere-se a reformas democráticas profundas, conside-
A defesa intransigente da democracia entre os comunistas
205