O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Page 73

própria interpretação aos artigos hussitas , como à Escritura Sagrada , ela poderia perverter-lhes o sentido de modo a convir a seus propósitos .
Uma classe numerosa na Boêmia , vendo que isto traía sua liberdade , não se conformou com o tratado . Surgiram dissensões e divisões , que levaram à contenda e derramamento de sangue entre eles mesmos . Nesta luta o nobre Procópio sucumbiu , e pereceu a liberdade da Boêmia . Sigismundo , traidor de Huss e Jerônimo , tornou-se agora rei da Boêmia , e sem consideração para com o seu juramento de apoiar os direitos dos boêmios , prosseguiu com o estabelecimento do papado . Ele , porém , pouco ganhara com sua subserviência a Roma . Durante vinte anos sua vida estivera repleta de trabalhos e perigos . Seus exércitos tinham sido arruinados , e esgotados os seus tesouros por uma longa e infrutífera luta , e agora , depois de reinar um ano , morreu , deixando seu reino às bordas da guerra civil e legando à posteridade um nome estigmatizado com a infâmia .
Seguiram-se tumultos , contendas e carnificina . Exércitos estrangeiros invadiram de novo a Boêmia , e dissensões internas continuaram a perturbar a nação . Aqueles que permaneceram fiéis ao evangelho , foram sujeitos a uma perseguição sanguinolenta . Como seus irmãos de outrora , entrando em pacto com Roma , houvessem aceito seus erros , os que permaneciam na antiga fé formaram-se em igreja distinta , tomando o nome de “ Irmãos Unidos .” Este ato acarretou sobre eles as maldições de todas as classes .
Contudo sua firmeza era inabalável . Obrigados a buscar refúgio nos bosques e cavernas , congregavam-se ainda para ler a Palavra de Deus , e unir-se em Seu culto . Por meio de mensageiros enviados secretamente a diversos países , souberam que aqui e acolá havia “ os que isoladamente confessavam a verdade , alguns numa cidade , outros noutra , como eles próprios , objeto de perseguição ; e que entre as montanhas dos Alpes havia uma antiga igreja , apoiada no fundamento das Escrituras e protestando contra as corrupções idolátricas de Roma .” -Wylie . Esta informação foi recebida com grande alegria , e iniciou-se correspondência com os cristãos valdenses .
Firmes no evangelho , os boêmios esperaram através da noite de sua perseguição , ainda volvendo os olhos para o horizonte , na hora mais tenebrosa , semelhantes aos homens que esperam a manhã . “ Sua sorte fora lançada em dias maus mas ... lembravam-se das palavras primeiramente proferidas por Huss e repetidas por Jerônimo , de que um século deveria passar antes que raiasse o dia . Estas foram para os taboritas [ hussitas ] o que , para as tribos na casa da servidão , foram as palavras de José : ‘ Eu morro ; mas Deus certamente vos visitará , e vos fará subir desta terra .’” -Wylie . “ O período final do século XV testemunhou o aumento vagaroso mas certo das igrejas dos Irmãos . Se bem que longe de não serem incomodados , gozavam de relativo descanso . No princípio do século XVI , suas igrejas eram em número de duzentas na Boêmia e na Morávia .” -Vida e Tempos de João Huss , de Gillet . “ Assim , numerosos foram os restantes
71