interpretação falsa às palavras e atos dos que amam a verdade e lhe obedecem . Representarão os mais ardorosos , zelosos e abnegados servos de Cristo como estando enganados ou sendo enganadores . É sua obra representar falsamente os intuitos de toda ação verdadeira e nobre , fazer circular insinuações e despertar suspeitas no espírito dos inexperientes . De todo modo imaginável procurarão fazer com que o que é puro e justo seja considerado detestável e enganador . Ninguém , todavia , necessita ser enganado em relação a eles . Pode-se facilmente ver de quem são filhos , o exemplo de quem seguem , e a obra de quem fazem . “ Pelos seus frutos os conhece- reis .” Mateus 7:16 . Seu procedimento assemelha-se ao de Satanás , o odioso caluniador , “ o acusador de nossos irmãos .” Apocalipse 12:10 .
O grande enganador tem muitos agentes prontos para apresentar toda e qualquer espécie de erro , a fim de enredar as almas : heresias preparadas para se adaptarem aos vários gostos e capacidades dos que ele deseja arruinar . É plano seu levar para a igreja elementos insinceros , não regenerados , que incentivarão a dúvida e a incredulidade , estorvando a todos os que desejem ver a obra de Deus progredir , e com ela queiram avançar . Muitos que não têm fé verdadeira em Deus ou em Sua Palavra , concordam com certos princípios da verdade e passam por cristãos ; e assim estão aptos para introduzir seus erros como doutrinas das Escrituras .
A opinião de que não é de conseqüência alguma o que os homens creiam , é um dos enganos mais bem-sucedidos de Satanás . Ele sabe que a verdade , recebida por amor à mesma , santifica a alma de quem a recebe ; portanto , está constantemente a procurar substituí-la por falsas teorias e fábulas , ou por outro evangelho . Desde o princípio os servos de Deus têm contendido com os falsos ensinadores , não meramente como homens corruptos , mas como inculcadores de falsidades que seriam fatais à alma . Elias , Jeremias , Paulo , firme e destemidamente se opunham aos que estavam desviando os homens da Palavra de Deus . A liberalidade que considera como sendo sem importância uma fé religiosa correta , não encontrava apoio algum por parte daqueles santos defensores da verdade .
As interpretações vagas e imaginosas das Escrituras , as muitas teorias contraditórias concernentes à fé religiosa , as quais se encontram no mundo cristão , são obra de nosso grande adversário para confundir o espírito de tal maneira que não saiba distinguir a verdade . E a discórdia e divisão que há entre as igrejas da cristandade são em grande parte devidas ao costume que prevalece de torcer as Escrituras , a fim de apoiar uma teoria favorita . Em vez de estudar cuidadosamente a Palavra de Deus com humildade de coração , a fim de obter conhecimento de Sua vontade , muitos procuram apenas descobrir algo singular ou original .
Com o intuito de sustentar doutrinas errôneas ou práticas anticristãs , alguns apanham passagens das Escrituras separadas do contexto , citando talvez a metade de um simples versículo , como prova de seu ponto de vista , quando a parte restante mostraria ser bem contrário o sentido . Com a astúcia da serpente , entrincheiramse por trás de declarações desconexas , interpretadas de
336