O Grande Conflito por Ellen G. White 1 | Page 132

cumpriu-se o que dizem as Escrituras : “ Falarei dos Teus testemunhos perante os reis .” Salmos 119:46 .
Nos dias do apóstolo Paulo , o evangelho pelo qual estava preso foi assim levado perante os príncipes e nobres da cidade imperial . Igualmente , nesta ocasião , aquilo que o imperador proibira fosse pregado do púlpito , era proclamado em palácio ; aquilo que muitos tinham considerado inconveniente que os próprios servos ouvissem , era com admiração ouvido pelos senhores e fidalgos do império . Reis e grandes homens constituíam o auditório ; príncipes coroados eram os pregadores ; e o sermão era a régia verdade de Deus . “ Desde a era apostólica ”, diz um escritor , “ nunca houve obra maior nem mais magnificente Confissão .” -D ’ Aubigné .
“ Tudo quanto os luteranos disseram é verdade ; não o podemos negar ”, declarou um bispo romano . “ Podeis refutar por meio de sãs razões a Confissão feita pelo eleitor e seus aliados ?” perguntou outro , ao Dr . Eck . “ Com os escritos dos apóstolos e profetas , não !” foi a resposta ; “ mas com os dos pais da igreja e dos concílios , sim !” “ Compreendo ”, respondeu o inquiridor . “ Os luteranos , segundo vós o dizeis , estão com as Escrituras , e nós nos achamos fora delas .” - D ’ Aubigné .
Alguns dos príncipes da Alemanha foram ganhos para a fé reformada . O próprio imperador declarou que os artigos protestantes não eram senão a verdade . A Confissão foi traduzida para muitas línguas , e circulou por toda a Europa ; e tem sido , em sucessivas gerações , aceita por milhões como a expressão de sua fé . Os fiéis servos de Deus não estavam labutando sós . Enquanto “ principados ”, “ potestades ” e “ hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais ” se coligavam contra eles , o Senhor não Se esquecia de Seu povo . Se pudessem seus olhos abrirse , teriam visto uma prova da presença e auxílio divinos , tão assinalada como fora concedida aos profetas de outrora . Quando o servo de Eliseu mostrou a seu senhor o exército hostil que os cercava , excluindo toda possibilidade de escape , o profeta orou : “ Senhor , peço-Te que lhe abras os olhos para que veja .” 2 Reis 6:17 . E eis que a montanha estava cheia de carros e cavalos de fogo , o exército do Céu estacionado para proteger o homem de Deus . Desta maneira guardaram os anjos os obreiros na causa da Reforma .
Um dos princípios mais firmemente mantidos por Lutero era que não deveria haver recurso ao poder secular em apoio da Reforma , e , tampouco , apelo às armas para a sua defesa . Regozijava-se de que o evangelho fosse professado por príncipes do império ; mas , quando se propusera unir-se em uma liga defensiva , declarou que “ a doutrina do evangelho seria defendida por Deus somente . ... Quanto menos o homem se entremetesse na obra , mais surpreendente seria a intervenção de Deus em prol da mesma . Todas as precauções políticas sugeridas eram , em sua opinião , atribuíveis ao temor indigno e à pecaminosa desconfiança .” -D ’ Aubigné .
130