3. Regime de Exceção e Violação de Direitos Humanos no Brasil
O juiz, então, afirmou que os diretores da OAS Empreendimentos que haviam reservado o imóvel para a aquisição pela família do ex-presidente, o repassaram a este. Mas, como não sabiam que ao reservar o imóvel para aquisição o haviam repassado, foram inocentados da denúncia.
O ex-presidente foi também condenado por rasura de documentos. A Polícia Federal que lançou bombas contra manifestantes que pacificamente se manifestavam, em Curitiba, contra a prisão de Lula, foi a mesma que apreendeu um documento no apartamento do ex-presidente, no qual – segundo o juiz – já havia a palavra triplex rasurada.
A perícia concluiu, entretanto, que não era possível saber a autoria nem a data das rasuras. Mas para o juiz, contrariando a perícia, as rasuras somente poderiam ter sido feitas quando as vias ainda estavam unidas. E, embora a perícia tivesse concluído que não era possível identificar o autor das rasuras, o ex-presidente Lula foi igualmente condenado pela existência de rasuras nesse documento.
A sentença, pois, viola frequentemente as leis da lógica, o que a invalida para a condenação do ex-presidente. Mas, ela entrou para a história, como a principal peça jurídica do segundo ato do golpe estado desfechado contra a soberania do Brasil e do povo brasileiro.
A atuação do juiz Sérgio Moro e da Lava Jato foi, indiretamente, determinante para a viabilização de interesses comerciais e geoestratégicos dos Estados Unidos em relação ao Brasil, particularmente em relação à Petrobras, e ao ganho de bilhões de dólares por acionistas norte-americanos que processaram empresas brasileiras. Mas, também, indiretamente, para o ganho de honorários por escritórios de advocacia que representaram clientes nesses processos.
Viagens e Homenagens nos Estados Unidos
Ao longo da operação Lava Jato, o juiz Moro viajou diversas vezes aos Estados Unidos. E, curiosamente, foi homenageado
250 de 382