2. Alguns Frutos do Golpe para os Estados Unidos, suas Empresas e Organizações
Incorporated também é dealer no mercado primário do Tesouro Norte-Americano.
Desse modo, entre os cinco maiores operadores no mercado primário da dívida pública brasileira, dois estão, agora, sediados nos Estados Unidos( TESOURO NACIONAL, 2018) [ 424 ]. E parte dos lucros apurados em suas operações na rolagem da dívida pública brasileira para lá se destina.
Assim, enquanto o governo golpista congelou por 20 anos os gastos com saúde, educação e demais políticas sociais, por outra parte, o pagamento de juros e serviços da dívida pública não sofreu qualquer limitação, consumindo aproximadamente 50 % de todo o orçamento federal, sendo uma parte desse valor realizado como lucro pelos operadores que negociam os títulos da dívida pública.
Para que se tenha uma ideia, como anunciou o Senado Notícias,
as despesas com o pagamento de juros, encargos e rolagem da dívida pública interna vão subir de R $ 1 trilhão 285 bilhões em 2017 para R $ 1 trilhão 778 bilhões em 2018. Isso significa um aumento de gastos com os encargos financeiros de R $ 493 bilhões em um orçamento que vai crescer apenas R $ 70 bilhões.( SENADO NOTÍCIAS, 2017) [ 425 ]
Embora tenha havido alguns ajustes posteriores na peça orçamentária, de fato, cerca da metade do dinheiro do orçamento, arrecadado com os impostos e com a venda de títulos públicos pelo Tesouro, permanece destinado ao giro da dívida pública e enriquecimento de rentistas.
E, como vimos, uma parte desse valor é enviada aos Estados Unidos, por meio de agentes financeiros que compram diretamente os títulos do Tesouro Nacional para revendê-los a outras instituições financeiras que os negociam no mercado secundário.
Atualmente são credenciados pelo Tesouro Nacional até doze dealers para operar com a Coordenação-Geral de Operações da Dívida Pública – Codip: seis deles para atuar com as ofer-
215 de 382