2. Alguns Frutos do Golpe para os Estados Unidos, suas Empresas e Organizações
Assim, como lemos na National Defense Strategy, de 2018, publicado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Rússia e China aparecem como principais desafios a enfrentar:
O principal desafio para a prosperidade e a segurança dos EUA é o ressurgimento da competição estratégica de longo prazo com o que a Estratégia de Segurança Nacional classifica como poderes revisionistas. Está cada vez mais claro que a China e a Rússia querem moldar um mundo consistente com seu modelo autoritário – ganhando poder de veto sobre as decisões econômicas, diplomáticas e de segurança de outras nações. [...] Desafios para a vantagem militar dos EUA representam outra mudança no ambiente de segurança global. Durante décadas, os Estados Unidos desfrutaram de superioridade incontestável ou dominante em todos os domínios operacionais. Em geral, poderíamos implantar nossas forças quando quiséssemos, montá-las onde queríamos e operar como queríamos. Hoje, todos os domínios são contestados – ar, terra, mar, espaço e ciberespaço. 82( U. S. DEPARTMENT OF DEFENSE, 2018.) [ 376 ]
Para entender a preocupação norte-americana com a Rússia e a China, basta confrontar as Balanças de Transações correntes dos Estados Unidos e a desses países. Os Estados Unidos defendem ideologicamente o livre mercado justamente para que suas políticas monetárias sejam mais eficientes para afetar a economia global. Mas, na prática, considerando o saldo da balança de transações correntes – que engloba a balança comercial e de serviços, os rendimentos de investimentos e as transferências unilaterais –, a sua economia se mostra estruturalmente incapaz de gerar resultados positivos.
187 de 382