O empreendedorismos de salto alto Feminino | Page 27

Não insista numa empresa que só dá prejuízo.

As empresas, diz o professor, devem ser sustentáveis, ou seja, dar lucro. Se o empreendimento não dá lucro algum, é sinal de negócio ruim. Como descobrir isso? Fazendo contas básicas. Some tudo o que a empresa ganha e desconte tudo o que é preciso pagar. O resultado precisa ser positivo. Caso seja negativo, evite recorrer aos empréstimos para sanar as contas. O dinheiro irá resolver o problema num primeiro momento. Mas ao longo dos meses, as altas taxas de juros levarão à piora da saúde da empresa.

Busque crédito barato.

Quando o empreendedor precisa de financiamento para aumentar uma operação da empresa, ele deve ir atrás de bancos de desenvolvimento, como o BNDES. Essas instituições têm taxas de juros mais baratas. Mesmo assim, o empreendedor deve pôr na ponta do lápis o custo do dinheiro emprestado. O crédito só é bom quando a empresa paga a parcela do empréstimo e ainda assim registra lucro em suas contas.

Empreendedorismo é um bom investimento?

Vontade de ser dono não basta. O empreendedor precisa, antes de abrir um negócio, ter noções básicas de finanças. Ou seja, estude e busque orientações com entidades de apoio ao empreendedorismo. Se não gosta de lidar com números, coloque no seu plano de negócio que vai precisar pagar alguém para cuidar dos números. Só assim você evitará cair no charme das linhas de crédito e das altas taxas de juros cobradas no Brasil.

Elas .S.A.