O DÍZIMO E OFERTAS
produtos deviam ser vendidos e o dinheiro levado ( Deuteronômio 12 v 6-7 , 17-18 , 14 v 22-27 ). Em terceiro lugar , de três em três anos , chamado o “ ano do dízimo ”, eram reservados mais 10 % para os levitas que viviam no campo , para os estrangeiros e para as viúvas ( Deuteronômio 14 v 28-29 ).
Além disso , “ quando também segardes a sega da vossa terra , o canto do teu campo não segarás totalmente , nem as espigas caídas colherás da tua sega . Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha , nem colherás os bagos caídos da tua vinha ; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro . Eu sou o Senhor , vosso Deus ” ( Levítico 19 v 9-10 ). Os israelitas também pagavam um imposto anual ao templo , “ para o ministério da Casa do nosso Deus ; para os pães da proposição , e para a contínua oferta de manjares , e para o contínuo holocausto dos sábados , das luas novas , e para as festas solenes , e para as coisas sagradas , e para os sacrifícios pelo pecado , para reconciliar a Israel , e para toda a obra da Casa do nosso Deus ” ( Neemias 10 v 32-33 ).
Além disso , os israelitas tinham de descansar a terra por um ano a cada sete anos ( Êxodo 23 v 10-11 ). No sétimo ano , os israelitas eram obrigados a perdoar as dívidas uns dos outros ( Deuteronômio 15 v 1-2 ).
A tributação total para cobrir as despesas das atividades religiosas e civis era de 25-30 % do rendimento anual do israelita . Este sistema de impostos foi instituído por Deus para manter o governo e os que tinham necessidades especiais na sociedade teocrática que já não existe atualmente .
Tudo isto mostra que os primogênitos , as primícias e os dízimos pertenciam ao Senhor e que a entrega destes ao Senhor não era propriamente dar , era entregar ao Senhor aquilo que não lhes pertencia , mas que pertencia a Ele . Reter qualquer parte do
7