O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 71

do que a que diz respeito ao controle dos apetites e paixões . Em todos os séculos , as tentações mais atraentes à natureza física têm sido mais bemsucedidas em corromper e degradar a humanidade . Satanás opera por meio da intemperança para destruir as faculdades mentais e morais concedidas por Deus ao homem como inapreciável dom . Assim se torna impossível ao homem apreciar as coisas de valor eterno . Através de condescendências sensuais , busca ele apagar todo traço de semelhança com Deus . As irrefreadas satisfações da inclinação natural e a conseqüente enfermidade e degradação que existiam ao tempo do primeiro advento de Cristo , dominarão de novo , com intensidade agravada , antes de Sua segunda vinda . Cristo declara que as condições do mundo serão como nos dias anteriores ao dilúvio , e como em Sodoma e Gomorra .
Todas as imaginações dos pensamentos do coração serão más continuamente . Vivemos mesmo ao limiar daquele terrível tempo , e a nós convém a lição do jejum do Salvador . Unicamente pela inexprimível angústia suportada por Cristo podemos avaliar o mal da irrefreada satisfação própria . Seu exemplo nos declara que nossa única esperança de vida eterna , é manter os apetites e paixões sob sujeição à vontade de Deus . Em nossa própria força , é-nos impossível escapar aos clamores de nossa natureza caída . Satanás trarnos-á tentações por esse lado . Cristo sabia que o inimigo viria a toda criatura humana , para se aproveitar da fraqueza hereditária e , por suas falsas insinuações , enredar todos cuja confiança não se firma em Deus . E , passando pelo terreno que devemos atravessar , nosso Senhor nos preparou o caminho para a vitória . Não é de Sua vontade que fiquemos desvantajosamente colocados no conflito com Satanás . Não quer que fiquemos intimidados nem desfalecidos pelos assaltos da serpente .
“ Tende bom ânimo ”, diz Ele , “ Eu venci o mundo ”. João 16:33 . O que está lutando contra o poder do apetite olhe ao Salvador , no deserto da tentação . Veja-O em Sua angústia na cruz , ao exclamar : “ Tenho sede ”! João 19:28 . Ele resistiu a tudo quanto nos é possível suportar . Sua vitória é nossa . Jesus repousava na sabedoria e força de Seu Pai celeste . Declara : “ O Senhor Jeová Me ajuda , pelo que Me não confundo ; [...] e sei que não serei confundido . Eis que o Senhor Jeová Me ajuda .” Mostrando Seu próprio exemplo , diz-nos : “ Quem há entre vós que tema ao Senhor ? [...] Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma , confie no nome do Senhor e firme-se sobre o Seu Deus ”. Isaías 50:7 , 9 , 10 . “ Vem o príncipe do mundo ”, disse Jesus ; “ ele nada tem em Mim ”. João 14:30 . Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás . Ele não consentia com o pecado . Nem por um pensamento cedia à tentação . O mesmo se pode dar conosco . A humanidade de Cristo estava unida à divindade ; estava habilitado para o conflito , mediante a presença interior do Espírito Santo . E veio para nos tornar participantes da natureza divina . Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé , o pecado não mais terá domínio sobre nós .
Deus nos toma a mão da fé , e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo , a fim de atingirmos a perfeição de caráter . E a maneira por que isso se realiza , Cristo no-la
70