Seus ministros sejam educadores da igreja na obra evangélica . Cumpre-lhes ensinar o povo a buscar e salvar os perdidos . É esta , porém , a obra que estão fazendo ? Ai ! quantos estão porfiando por avivar a centelha da vida numa igreja quase a perecer ! Quantas igrejas são cuidadas como ovelhas enfermas , pelos que deviam estar buscando a ovelha perdida ! E todo o tempo milhões e milhões estão perecendo sem Cristo . O amor divino moveu-se a suas insondáveis profundidades em favor dos homens , e os anjos maravilham-se de ver nos objetos de tão grande amor uma gratidão meramente superficial .
Os anjos pasmam de quão limitada é a apreciação que o homem tem do amor de Deus . O Céu se indigna ante a negligência manifestada para com a alma dos homens . Queremos saber como Cristo o considera ? Como sentiria um pai , uma mãe , soubessem eles que , estando seu filho perdido no frio e na neve , fora desdenhado e deixado a perecer pelos que o poderiam haver salvado ? Não ficariam terrivelmente ofendidos , furiosamente indignados ? Não os acusariam com uma ira tão ardente como suas lágrimas , tão intensa como seu amor ? Os sofrimentos de cada homem são os sofrimentos de um filho de Deus , e os que não estendem a mão em socorro de seus semelhantes quase a perecer , provocam- Lhe a justa ira . Esta é a ira do Cordeiro . Aos que professam ser companheiros de Cristo , e todavia se têm mostrado indiferentes às necessidades dos semelhantes , declarará Ele no grande dia do Juízo : “ Não sei de onde vós sois ; apartai-vos de Mim , vós todos os que praticais a iniqüidade ”. Lucas 13:27 .
Na comissão dada aos discípulos , Cristo não somente lhes delineou a obra , mas deulhes a mensagem . Ensinai o povo , disse , “ a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado ”. Os discípulos deviam ensinar o que Cristo ensinara . O que Ele falara , não só em pessoa , mas através de todos os profetas e mestres do Antigo Testamento , aí se inclui . É excluído o ensino humano . Não há lugar para a tradição , para as teorias e conclusões dos homens , nem para a legislação da igreja . Nenhuma das leis ordenadas por autoridade eclesiástica se acha incluída na comissão . Nenhuma dessas têm os servos de Cristo de ensinar . “ A lei e os profetas ” com a narração de Suas próprias palavras e atos , eis os tesouros confiados aos discípulos para serem dados ao mundo . O nome de Cristo é-lhes senha , distintivo , traço de união , autoridade para seu modo de proceder , bem como fonte de êxito . Coisa alguma que não traga a assinatura dEle há de ser reconhecida em Seu reino . O evangelho deve ser apresentado , não como uma teoria sem vida , mas como uma força viva para transformar o caráter . Deus deseja que os que recebem Sua graça sejam testemunhas do poder da mesma .
Aceita francamente aqueles cuja maneira de proceder mais ofensiva Lhe tem sido ; quando se arrependem , comunica-lhes Seu divino Espírito , coloca-os nos mais altos postos de confiança e envia-os ao acampamento dos desleais , para Lhe proclamar a ilimitada misericórdia . Quer que Seus servos dêem testemunho de que , mediante Sua graça , podem os homens possuir caráter semelhante ao de Cristo e regozijar-se na certeza de Seu grande
562