O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 557

Capítulo 86 — “ Ide , Ensinai a Todas as Nações ” Este capítulo é baseado em Mateus 28:16-20 .
Achando-Se a um passo de Seu trono celestial , deu Cristo aos discípulos a comissão . “ É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra ”, disse Ele . “ Portanto ide , ensinai todas as nações ”. Mateus 28:18 , 19 . “ Ide por todo o mundo , pregai o evangelho a toda a criatura ”. Marcos 16:15 . Várias vezes foram as palavras repetidas , a fim de que os discípulos lhes apreendessem o significado . Sobre todos os habitantes da Terra , elevados e humildes , ricos e pobres , devia a luz do Céu resplandecer em claros , poderosos raios . Os discípulos deviam ser colaboradores de seu Redentor na obra de salvar o mundo . A comissão fora dada aos doze quando Cristo Se encontrara com eles no cenáculo ; devia , porém , ser transmitida agora a um maior número . Em uma montanha da Galiléia se realizou uma reunião na qual se congregaram todos os crentes que podiam ser convocados .
Para essa reunião , o próprio Cristo , antes de Sua morte , designara o tempo e o lugar . O anjo , no sepulcro , relembrara os discípulos de Sua promessa de os encontrar na Galiléia . A promessa foi repetida aos crentes reunidos em Jerusalém durante a semana da Páscoa , e por intermédio destes chegara a muitos outros , isolados , que pranteavam a morte de seu Senhor . Com vivo interesse aguardavam todos esse encontro . Dirigiram-se ao lugar de reunião por desvios , chegando ali de várias direções , a fim de evitar as suspeitas dos ciumentos judeus . Chegaram cheios de antecipações , falando entre si calorosamente das novas que lhes haviam sido transmitidas acerca de Cristo . Ao tempo designado , cerca de quinhentos crentes estavam reunidos em pequenos grupos na encosta da montanha , ansiosos por saber tudo quanto fosse possível colher dos que tinham visto Jesus depois da ressurreição . Os discípulos passavam de grupo em grupo , dizendo tudo quanto haviam visto e ouvido do Salvador , e raciocinando sobre as Escrituras , como Ele fizera com eles .
Tomé contava de novo a história de sua incredulidade , e dizia como se lhe haviam dissipado as dúvidas . De súbito , achou-Se Jesus no meio deles . Ninguém podia dizer de onde nem como viera . Muitos dos presentes nunca O tinham visto ; em Suas mãos e pés , porém , divisaram os sinais da crucifixão ; Seu semblante era como a face de Deus , e quando O viram , adoraram-nO . Alguns , porém , duvidaram . Assim será sempre . Há os que acham difícil exercer fé e se colocam do lado da dúvida . Estes perdem muito por causa de sua incredulidade . Foi essa a única entrevista que Jesus teve com muitos dos crentes , depois de Sua crucifixão . Chegou e falou-lhes , dizendo : “ É-Me dado todo o poder , no Céu e na Terra .” Os discípulos O haviam adorado antes de Ele falar ; mas Suas palavras , proferidas por lábios que haviam estado selados pela morte , os comoveram com poder particular . Ele era agora o Salvador ressuscitado . Muitos deles O haviam visto exercer poder na cura de doentes e dominar instrumentos satânicos . Acreditavam que possuía poder para estabelecer Seu reino em Jerusalém , poder para dominar toda oposição , poder sobre os elementos da
556