O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 543

Mas os discípulos não lembraram essas palavras . “ E Ele lhes disse : Ó néscios , e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram ! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na Sua glória ?” Lucas 24:225 , 26 . Os discípulos cogitavam quem poderia ser esse Estranho , que lhes penetrava a alma e falava com tal calor , ternura e simpatia , e ao mesmo tempo com tanta esperança . Pela primeira vez , depois de Cristo haver sido entregue , começaram a sentir-se esperançosos . Olhavam muitas vezes , cheios de interesse , para seu Companheiro e pensavam que Suas palavras eram exatamente as que Cristo haveria dito . Estavam cheios de pasmo , e o coração começou a pulsar-lhes com jubilosa expectativa . Começando com Moisés , o próprio Alfa da história bíblica , Cristo expôs em todas as Escrituras as coisas que Lhe diziam respeito . Houvesse primeiro Se manifestado a eles , e seu coração teria ficado satisfeito .
Na plenitude de seu regozijo não teriam ambicionado nada mais . Mas era-lhes necessário compreender os testemunhos dados a respeito dEle pelos símbolos e profecias do Antigo Testamento . Sobre estes devia estabelecer-se sua fé . Cristo não operou nenhum milagre para os convencer , mas foi Seu primeiro trabalho o explicar-lhes as Escrituras . Haviam considerado Sua morte A viagem para Emaús a ruína de todas as suas esperanças . Agora Ele lhes mostrou pelos profetas que ali se achava a mais vigorosa prova de sua fé . Ensinando esses discípulos , mostrou Jesus a importância do Antigo Testamento como testemunha de Sua missão . Muitos professos cristãos desprezam hoje aquela porção das Escrituras , pretendendo não ter mais utilidade . Não é isto , porém , ensino de Cristo . Tão alto o estimava , que disse certa vez : “ Se não ouvem a Moisés e aos profetas , tampouco acreditarão , ainda que algum dos mortos ressuscite ”. Lucas 16:31 .
É a voz de Cristo que fala através dos patriarcas e profetas desde os tempos de Adão até às cenas finais deste mundo . O Salvador é tão claramente revelado no Antigo Testamento como no Novo . É a luz do passado profético que apresenta a vida de Cristo e os ensinos do Novo Testamento de maneira clara e bela . Os milagres de Cristo são uma prova de Sua divindade ; mas uma prova mais forte ainda de que Ele é o Redentor do mundo , encontra-se comparando as profecias do Antigo Testamento com a história do Novo . Com provas tiradas da profecia , deu Cristo aos discípulos uma idéia correta do que Ele devia ser na humanidade . A expectativa deles , de um Messias que devia tomar Seu trono e o régio poder segundo os desejos dos homens , os desorientara . Isso interferia com a devida apreensão de Sua descida da mais elevada à mais baixa posição que se podia ocupar . Cristo desejava que as idéias de Seus discípulos fossem puras e verdadeiras em todos os sentidos . Deviam compreender , tanto quanto possível , o que se relacionava com o cálice de sofrimento que Lhe fora aquinhoado . Mostrou-lhes que o tremendo conflito que ainda não podiam compreender , era o cumprimento do concerto feito antes de serem postos os fundamentos do mundo .
542