e os poderes das trevas ; Tu tragaste a morte na vitória ” Cristo saiu do sepulcro glorificado , e a guarda romana O contemplou . Seus olhos fixaram-se no rosto dAquele a quem , havia tão pouco , tinham escarnecido e ridicularizado . Neste Ser glorificado , viram o Prisioneiro que tinham contemplado no tribunal , Aquele para quem haviam tecido uma coroa de espinhos . Era Aquele que , sem resistência , estivera em presença de Pilatos e de Herodes , o corpo lacerado pelos cruéis açoites . Era Aquele que fora pregado na cruz , para quem os sacerdotes e os príncipes , cheios de satisfação própria , haviam sacudido a cabeça , dizendo : “ Salvou os outros , e a Si mesmo não pode salvar-Se ”. Mateus 27:42 .
Era Aquele que fora deposto no sepulcro novo de José . O decreto do Céu libertara o Cativo . Montanhas amontoadas sobre montanhas em cima de Seu túmulo , não O poderiam haver impedido de sair . À vista dos anjos e do Salvador glorificado , os guardas romanos desmaiaram e ficaram como mortos . Quando a comitiva celeste foi oculta a seus olhos , eles se ergueram e , tão rápido como lhes permitiram os trêmulos membros , encaminharam-se para a porta do horto . Cambaleando como bêbados , precipitaram-se para a cidade , dando as maravilhosas novas àqueles com quem se encontravam . Iam em busca de Pilatos , mas sua narração foi levada às autoridades judaicas , e os principais dos sacerdotes e os príncipes mandaramnos buscar primeiro à sua presença . Estranho era o aspecto daqueles soldados . Tremendo de temor , faces desmaiadas , testificaram da ressurreição de Cristo . Disseram tudo , exatamente como tinham visto ; não haviam tido tempo de pensar ou falar qualquer coisa que não fosse a verdade . Com doloroso acento , disseram : Foi o Filho de Deus que foi crucificado ; ouvimos um anjo proclamá-Lo a Majestade do Céu , o Rei da glória .
O rosto dos sacerdotes estava como o de um morto . Caifás tentou falar . Moveram-selhe os lábios , mas não conseguiram emitir nenhum som . Os soldados estavam para deixar a sala do conselho , quando os deteve uma voz . Caifás conseguira falar , por fim : “ Esperai , esperai ”, disse . “ Não digais a ninguém o que vistes .” Uma mentirosa história foi então posta na boca dos soldados . “ Dizei : Vieram de noite os Seus discípulos e , dormindo nós , O furtaram ”. Mateus 28:13 . Aí se enganaram os sacerdotes . Como poderiam os soldados dizer que os discípulos tinham furtado o corpo enquanto eles dormiam ? Se dormiam , como podiam saber ? E , houvessem os discípulos provadamente roubado o corpo de Cristo , não teriam os sacerdotes sido os primeiros a condená-los ? Ou , caso houvessem as sentinelas dormido junto ao sepulcro , não teriam os sacerdotes se apressado a acusá-los a Pilatos ? Os soldados horrorizaram-se ao pensamento de trazerem sobre si mesmos a acusação de dormirem em seu posto . Era este um delito castigado com a morte . Deveriam dar um falso testemunho enganando o povo , e pondo em perigo a própria vida ? Não tinham feito com toda vigilância sua fatigante guarda ? Como suportariam a prova , mesmo por amor do dinheiro , se juravam falso contra si próprios ? A fim de impor silêncio ao testemunho que temiam , os sacerdotes prometeram salvaguardar os soldados , dizendo que Pilatos quereria tampouco como eles próprios que aquela notícia circulasse .
533