O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 513

da ira de Satanás , mas quanto mais impiedosa era ela , tanto mais firme Se apegava o Filho de Deus à mão de Seu Pai , avançando na ensangüentada vereda .
Todos os esforços de Satanás para oprimi-Lo e vencê-Lo , só faziam ressaltar , mais nitidamente , a pureza de Seu caráter . Todo o Céu , bem como os não caídos mundos , foram testemunhas do conflito . Com que profundo interesse seguiram as cenas finais da luta ! Viram o Salvador penetrar no horto do Getsêmani , a alma vergando sob o horror de uma grande treva . Ouviram-Lhe o doloroso grito : “ Meu Pai , se é possível , passe de Mim este cálice ”. Mateus 26:39 . À medida que dEle era retirada a presença do Pai , viram-nO aflito por uma dor mais atroz que a da grande e última luta com a morte . Suor de sangue irrompeu-Lhe dos poros , gotejando no chão . Por três vezes foi-Lhe arrancada dos lábios a súplica de livramento . Não mais pôde o Céu suportar a cena , e um mensageiro de conforto foi enviado ao Filho de Deus . O Céu viu a Vítima entregue às mãos da turba homicida , e , com zombaria e violência , impelida à pressa de um a outro tribunal . Ouviu os escárnios dos perseguidores por causa de Seu humilde nascimento . Ouviu a negação por entre juras e imprecações da parte de um de Seus mais amados discípulos . Viu a frenética obra de Satanás , e seu poder sobre o coração dos homens .
Oh ! terrível cena ! o Salvador aprisionado à meia-noite no Getsêmani , arrastado daqui para ali , de um palácio a um tribunal , citado duas vezes perante sacerdotes , duas perante o Sinédrio , duas perante Pilatos , e uma diante de Herodes , escarnecido , açoitado , condenado e conduzido fora para ser crucificado , carregando o pesado fardo da cruz , por entre os lamentos das filhas de Jerusalém e as zombarias da gentalha ! Com dor e espanto contemplou o Céu a Cristo pendente da cruz , o sangue a correr-Lhe das fontes feridas , tendo na testa o sanguinolento suor . O sangue caía-Lhe , gota a gota , das mãos e dos pés , sobre a rocha perfurada para encaixar a cruz . As feridas abertas pelos cravos aumentavam ao peso que o corpo fazia sobre as mãos . Sua difícil respiração tornava-se mais rápida e profunda , à medida que Sua alma arquejava sob o fardo dos pecados do mundo .
Todo o Céu se encheu de assombro quando , em meio de Seus terríveis sofrimentos , Cristo ergueu a oração : “ Pai , perdoa-lhes , porque não sabem o que fazem ”. Lucas 23:34 . E , no entanto , ali estavam homens formados à imagem de Deus , unidos para esmagar a vida de Seu unigênito Filho . Que cena para o universo celeste ! Os principados e os poderes das trevas estavam congregados em torno da cruz , lançando no coração dos homens a diabólica sombra de incredulidade . Quando Deus criou esses seres para estar diante de seu trono , eram belos e gloriosos . Sua formosura e santidade estavam em harmonia com a exaltada posição que ocupavam . Enriquecidos com a sabedoria de Deus , cingiam-se com a armadura celestial . Eram os ministros de Jeová . Quem poderia , no entanto , reconhecer nos anjos caídos os gloriosos serafins que outrora ministravam nas cortes celestiais ? Instrumentos satânicos coligaram-se com homens maus em levar o povo a crer que Cristo era o maior dos pecadores , e torná-Lo objeto de abominação . Os que escarneciam de Cristo ,
512