que leva sobre Si os pecados , sofre a ira da justiça divina , e torna-Se mesmo pecado por amor de ti . Silenciosos , aguardavam os espectadores o fim da terrível cena . O Sol saíra , mas a cruz continuava circundada de trevas . Sacerdotes e príncipes olhavam em direção de Jerusalém ; e eis que a espessa nuvem pousara sobre a cidade e as planícies da Judéia . O Sol da Justiça , a Luz do mundo , retirava Seus raios da outrora favorecida cidade de Jerusalém . Os terríveis relâmpagos da ira divina dirigiamse contra a malfadada cidade . De repente , ergueu-se de sobre a cruz a sombra , e em tons claros , como de trombeta , tons que pareciam ressoar por toda a criação , bradou Jesus : “ Está consumado ”. João 19:30 . “ Pai , nas Tuas mãos entrego o Meu espírito ”. Lucas 23:46 . Uma luz envolveu a cruz , e o rosto do Salvador brilhou com uma glória semelhante à do Sol . Pendendo então a cabeça sobre o peito , expirou . Em meio da horrível escuridão , aparentemente abandonado por Deus , sofrera Cristo as piores conseqüências da miséria humana . Durante aquelas horas pavorosas , apoiara-Se às provas que anteriormente Lhe haviam sido dadas quanto à aceitação de Seu Pai . Estava familiarizado com o caráter de Deus ; compreendia-Lhe a justiça , a misericórdia e o grande amor . Descansava , pela fé nAquele a quem Se deleitara sempre em obedecer .
E à medida que em submissão Se confiava a Deus , o sentimento da perda do favor do Pai se desvanecia . Pela fé , saiu Cristo vitorioso . Jamais testemunhara a Terra uma cena assim . A multidão permanecia paralisada e , respiração suspensa , fitava o Salvador . Baixaram novamente as trevas sobre a Terra , e um surdo ruído , como de forte trovão , se fez ouvir . Seguiu-se violento terremoto . As pessoas foram atiradas umas sobre as outras , amontoadamente . Estabeleceu-se a mais completa desordem e consternação . Partiram-se ao meio os rochedos nas montanhas vizinhas , rolando fragorosamente para as planícies . Fenderam-se sepulcros , sendo os mortos atirados para fora das covas . Dir-se-ia estar a criação desfazendo-se em átomos . Sacerdotes , príncipes , soldados , executores e povo , mudos de terror , jaziam prostrados por terra . Ao irromper dos lábios de Cristo o grande brado : “ Está consumado ” ( João 19:30 ), oficiavam os sacerdotes no templo .
Era a hora do sacrifício da tarde . O cordeiro , que representava Cristo , fora levado para ser morto . Trajando o significativo e belo vestuário , estava o sacerdote com o cutelo erguido , qual Abraão quando prestes a matar o filho . Vivamente interessado , o povo acompanhava a cena . Mas eis que a Terra treme e vacila ; pois o próprio Senhor Se aproxima . Com ruído rompe-se de alto a baixo o véu interior do templo , rasgado por mão invisível , expondo aos olhares da multidão um lugar antes pleno da presença divina . Ali habitara o shekinah . Ali manifestara Deus Sua glória sobre o propiciatório . Ninguém , senão o sumo sacerdote , jamais erguera o véu que separava esse compartimento do resto do templo . Nele penetrava uma vez por ano , para fazer expiação pelos pecados do povo . Mas eis que esse véu é rasgado em dois . O santíssimo do santuário terrestre não mais é um lugar
509