O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 51

gostavam de Sua companhia , e aceitavam-Lhe as prontas sugestões ; mas impacientavamse com Seus escrúpulos , e declaravam-nO estrito e rígido . Jesus respondia : Está escrito : “ Como purificará o mancebo o seu caminho ? observando-o conforme a Tua palavra ”. “ Escondi a Tua palavra no meu coração , para eu não pecar contra Ti ”. Salmos 119:9 , 11 . Perguntavam-Lhe muitas vezes : Por que Te aplicas a ser tão singular , tão diferente de todos nós ? Está escrito , dizia Ele : “ Bemaventurados os que trilham caminhos retos , e andam na lei do Senhor . Bem-aventurados os que guardam os Seus testemunhos , e O buscam de todo o coração . E não praticam iniqüidade , mas andam em Seus caminhos ”. Salmos 119:1-3 .
Quando interrogado acerca do motivo por que não tomava parte no frívolos passatempos dos jovens de Nazaré , dizia : Está escrito : “ Folgo mais com o caminho dos Teus testemunhos , do que com todas as riquezas . Em Teus preceitos meditarei , e olharei para os Teus caminhos . Recrear-me-ei nos Teus estatutos : não me esquecerei da Tua palavra ”. Salmos 119:14-16 . Jesus não contendia por Seus direitos . Muitas vezes , por ser voluntário e não Se queixar , Seu trabalho era tornado desnecessariamente penoso . No entanto , não fracassava nem ficava desanimado . Vivia acima dessas dificuldades , como à luz da face de Deus . Não Se vingava , quando rudemente tratado , mas sofria com paciência o insulto . Repetidamente Lhe era perguntado : Por que Te submetes a tão maligno tratamento , até de Teus irmãos ? Está escrito , dizia : “ Filho Meu , não te esqueças da Minha lei e o teu coração guarde os Meus mandamentos . Porque eles aumentarão os teus dias , e te acrescentarão anos de vida e paz . Não te desamparem a benignidade e a fidelidade : ataas ao teu pescoço ; escreve-as na tábua do teu coração . E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens ”. Provérbios 3:1-4 .
Desde a ocasião em que os pais de Jesus O acharam no templo , Seu modo de agir foi para eles mistério . Ele não entrava em discussão , todavia o exemplo que dava era uma lição constante . Parecia como pessoa separada . Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza . Sempre que Lhe era concedido esse privilégio , afastava-Se do cenário de Seus labores , e ia para o campo , a meditar nos verdes vales , a entreter comunhão com Deus na encosta da montanha ou entre as árvores da floresta . O alvorecer freqüentemente O encontrava em qualquer lugar retirado , meditando , examinando as Escrituras , ou em oração . Dessas horas quietas voltava para casa , a fim de retomar Seus deveres e dar exemplos de paciente labor . A vida de Cristo foi assinalada pelo respeito e o amor à Sua mãe . Maria acreditava em seu coração que a santa Criança dela nascida , era o tão longamente prometido Messias ; não ousava , entretanto , exprimir essa fé . Foi , através de sua existência terrestre , uma partilhadora dos sofrimentos do Filho . Com dor testemunhava as provações que Lhe sobrevinham na infância e juventude . Por justificar o que sabia ser direito em Seu procedimento , via-se ela própria em situações difíceis .
50