cólera se voltaria contra ele . Não recuariam diante de coisa nenhuma para realizar sua vingança . Tinha diante de si o exemplo na persistência com que buscavam a vida dAquele a quem aborreciam sem causa . Pilatos assentou-se então no tribunal , no assento do juiz , e tornou a apresentar Jesus ao povo , dizendo : “ Eis aqui o vosso Rei .” De novo se fez ouvir o furioso brado : “ Tira , tira , crucifica-O .” Numa voz que se podia ouvir até longe , Pilatos perguntou : “ Hei de crucificar o vosso Rei ?” Mas de profanos e blasfemos lábios partiram as palavras : “ Não temos rei , senão o César ”. João 19:15 . Escolhendo assim um governo pagão , apartara-se a nação judaica da teocracia . Rejeitara a Deus como rei . Não tinha , daí em diante , mais libertador . Não tinha rei senão o César .
A isso os sacerdotes e doutores levaram o povo . Por isso , bem como pelos terríveis resultados que se seguiram , eram eles responsáveis . O pecado de uma nação e sua ruína , eram devidos aos guias religiosos . “ Então Pilatos , vendo que nada aproveitava , antes o tumulto crescia , tomando água , lavou as mãos diante da multidão , dizendo : Estou inocente do sangue deste Justo : considerai isso ”. Mateus 27:24 . Com temor e um sentimento de condenação própria , olhou Pilatos ao Salvador . No vasto oceano de rostos levantados , unicamente o Seu estava sereno . Parecia brilhar-Lhe em torno da cabeça uma suave luz . Pilatos disse consigo mesmo : Ele é um Deus . Virando-se para a multidão , declarou : Estou limpo de Seu sangue . Tomai-O vós e crucificai-O . Mas notai isto , sacerdotes e príncipes : Eu O declaro justo . Que Aquele que Ele diz ser Seu Pai vos julgue a vós e não a mim pela obra deste dia . Depois , para Jesus : Perdoa-me esta ação ; não Te posso salvar . E fazendo açoitá-Lo , entregou-O para ser crucificado . Pilatos anelava libertar a Jesus . Viu , porém , que não podia fazer isso e conservar ainda sua posição e honra . De preferência a perder seu poder no mundo , escolheu sacrificar uma vida inocente . Quantos há que , para escapar a um prejuízo ou sofrimento , de igual modo sacrificam o princípio ! A consciência e o dever apontam um caminho , e o interesse egoísta indica outro .
A corrente dirige-se vigorosamente para o lado errado , e aquele que transige com o mal é arrebatado para a espessa treva da culpa . Pilatos cedeu às exigências da turba . A arriscar sua posição , preferiu entregar Jesus para ser crucificado . A despeito de suas precauções , porém , exatamente o que temia lhe sobreveio mais tarde . Tiraram-lhe as honras , apearam-no de seu alto posto e , aguilhoado pelo remorso e o orgulho ferido , pôs termo à própria vida não muito depois da crucifixão de Cristo . Assim todos quantos transigem com o pecado só conseguirão tristeza e ruína . “ Há caminho que ao homem parece direito , mas o fim dele são os caminhos da morte ”. Provérbios 14:12 . Quando Pilatos se declarou inocente do sangue de Cristo , Caifás respondeu desafiadoramente : “ O Seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos ”. Mateus 27:25 . As tremendas palavras foram repetidas pelos sacerdotes e príncipes ; e ecoadas pela turba , num bramir não humano de vozes . Toda a multidão respondeu , dizendo : “ Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos .”
497