O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 49

A influência dos rabinos , porém , tornou-Lhe amarga a vida . Mesmo na mocidade teve que aprender a dura lição do silêncio e da paciência no sofrimento . Seus irmãos , como eram chamados os filhos de José , tomavam o lado dos rabinos . Insistiam em que a tradição deveria ser atendida , como se fossem ordens divinas . Consideravam até os preceitos dos homens como mais altos que a Palavra de Deus , e ficavam sobremaneira aborrecidos com a clara penetração de Jesus em distinguir entre o falso e o verdadeiro . Sua estrita obediência à lei de Deus , condenavam como obstinação . Ficavam surpreendidos do conhecimento e sabedoria que revelava em Suas respostas aos rabis . Sabiam que não recebera instruções dos sábios e , no entanto , não podiam deixar de ver que era para eles um instrutor . Reconheciam que Sua educação era de mais alta ordem que a deles próprios . Não discerniam , entretanto , que havia tido acesso à árvore da vida , fonte de saber para eles desconhecida . Cristo não tinha espírito de exclusivismo , e escandalizara especialmente os fariseus por Se afastar a esse respeito de seus rígidos regulamentos . Encontrara os domínios da religião cercados de alta muralha de exclusivismo , como assunto demasiado santo para a vida diária . Esses muros de divisão , Ele os derribou . Em Seu trato com os homens , não indagava : Qual é seu credo ? a que igreja pertence ?
Exercia Seu poder de beneficiar em favor de todos os que necessitassem de auxílio . Em lugar de fechar-Se numa cela de eremita a fim de mostrar Seu caráter celestial , trabalhava fervorosamente pela humanidade . Incutia o princípio de não consistir a religião bíblica em mortificações corporais . Ensinava que a religião pura e incontaminada não se deve manifestar apenas em determinados tempos e ocasiões especiais . Em todos os tempos e lugares demonstrava amorável interesse pelos homens , irradiando em torno a luz de uma animosa piedade . Tudo isso era uma censura aos fariseus . Mostrava que a religião não consiste em egoísmo , e que sua mórbida dedicação ao interesse pessoal estava longe de ser verdadeira piedade . Isso despertara a inimizade deles para com Jesus , de modo a buscarem forçá-Lo a conformar-Se com seus regulamentos . Jesus trabalhava para aliviar todo caso de sofrimento que via . Pouco dinheiro tinha para dar , mas privava-Se muitas vezes de alimento , a fim de diminuir a necessidade dos que pareciam mais carecidos que Ele . Seus irmãos sentiam que Sua influência ia longe em anular a deles . Era dotado de tato que nenhum deles possuía , nem desejava obter . Quando falavam asperamente aos pobres e degradados , Jesus procurava exatamente aqueles seres , dirigindo-lhes palavras de animação . Aos que estavam em necessidade , oferecia um copo de água fria e punha-lhes no regaço Sua própria refeição . Aliviando-lhes os sofrimentos , as verdades que ensinava eram associadas a esses atos de misericórdia , sendo assim fixadas na memória . Tudo isso desgostava os irmãos . Sendo mais velhos que Jesus , achavam que Ele devia estar sob sua direção .
Acusavam-nO de Se julgar superior a eles , e O reprovavam por Se colocar acima dos mestres , e dos sacerdotes e príncipes do povo . Muitas vezes O ameaçavam e procuravam
48