O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 480

reivindicação ao messiado , poderiam interpretar como pretensão política , sediciosa . “ És Tu o Cristo ?” perguntaram , “ dize-no-lo .”
Mas Cristo permaneceu silencioso . Continuaram a importuná-Lo com perguntas . Por fim , com doloroso , comovedor acento , respondeu : “ Se vo-lo disser , não o crereis ; e também , se vos perguntar não Me respondereis , nem Me soltareis .” Mas para que ficassem sem desculpa , ajuntou a solene advertência : “ Desde agora o Filho do homem Se assentará à direita do poder de Deus .” “ Logo , és Tu o Filho de Deus ?” perguntaram todos a uma voz . Disse-lhes Ele : “ Vós dizeis que Eu sou .” Exclamaram : “ De que mais testemunho necessitamos ? pois nós mesmos o ouvimos de Sua boca ”. Lucas 22:67-71 . E assim , pela terceira condenação das autoridades judaicas , Jesus devia morrer . Tudo quanto se fazia então necessário , pensavam , era que os romanos ratificassem a condenação , e Lho entregassem nas mãos . Ocorreu então a terceira cena de maus-tratos e zombaria , pior ainda do que a que fora recebida da plebe ignorante . Fez-se isso na própria presença dos sacerdotes e principais , e com a sanção deles .
Todo sentimento de simpatia humana lhes desaparecera do coração . Se eram francos os seus argumentos e não Lhe conseguiam abafar a voz , tinham outras armas , as mesmas usadas em todos os séculos para fazer calar os hereges — sofrimentos , violência e morte . Ao ser proferida pelos juízes a condenação de Jesus , uma fúria satânica apoderou-se do povo . Os gritos assemelhavam-se ao rugido de feras . A multidão precipitou-se para Jesus , bradando : É culpado , seja morto ! Não fossem os soldados romanos , e Jesus não teria vivido para ser pregado na cruz do Calvário . Teria sido despedaçado perante os juízes , não houvesse a autoridade romana interferido , restringindo , pela força das armas , a violência da turba . Pagãos indignaram-se ante o brutal tratamento infligido a uma pessoa contra quem coisa alguma fora provada . Os oficiais romanos declararam que os judeus , sentenciando a Jesus , estavam infringindo o poder romano , e que era mesmo contra a lei judaica condenar um homem sobre seu próprio testemunho . Essa intervenção produziu momentâneo amainar nos acontecimentos ; mas os guias judeus estavam mortos tanto para a piedade como para a vergonha .
Os sacerdotes e os principais esqueceram a dignidade de seu cargo , e maltrataram o Filho de Deus com vis epítetos . Escarneceram dEle por causa de Sua filiação . Declararam que Sua presunção em Se proclamar o Messias , tornava-O merecedor da mais ignominiosa morte . Os mais dissolutos homens empenharam-se em infames maus-tratos contra o Salvador . Foi-Lhe jogado à cabeça um pano velho , e Seus perseguidores batiam-Lhe no rosto , dizendo : “ Profetiza-nos , Cristo , quem é o que Te bateu ?” Lucas 22:64 . Ao ser tirado o pano , um pobre infeliz cuspiu-Lhe no rosto . Os anjos de Deus registraram fielmente todo insultuoso olhar , palavra e ato contra seu bem-amado Comandante . Um dia , os homens vis que zombaram de Cristo e Lhe cuspiram no pálido e sereno rosto , hão de vê-Lo em Sua glória , resplandecendo mais brilhante [ 504 ] que o Sol .
479