destino do mundo . Na balança oscilava a sorte da humanidade . Cristo ainda podia , mesmo então , recusar beber o cálice reservado ao homem culpado . Ainda não era demasiado tarde . Poderia enxugar da fronte o suor de sangue , e deixar perecer o homem em sua iniqüidade . Poderia dizer : Receba o pecador o castigo de seu pecado , e Eu voltarei a Meu Pai . Beberá o Filho de Deus o amargo cálice da humilhação e da agonia ? Sofrerá o Inocente as conseqüências da maldição do pecado , para salvar o criminoso ? Trêmulas caem as palavras dos pálidos lábios de Jesus : “ Pai Meu , se este cálice não pode passar de Mim sem Eu o beber , faça-se a Tua vontade ”. Mateus 26:42 . Três vezes proferiu essa oração . Três vezes recuou Sua humanidade do último , supremo sacrifício . Surge , porém , então , a história da raça humana diante do Redentor do mundo .
Vê que os transgressores da lei , se deixados , têm de perecer . Vê o desamparo do homem . Vê o poder do pecado . As misérias e os ais do mundo condenado erguem-se ante Ele . Contempla-lhe a sorte iminente , e decide-Se . Salvará o homem custe o que custar de Sua parte . Aceita Seu batismo de sangue , para que , por meio dEle , milhões de almas a perecer obtenham a vida eterna . Deixou as cortes celestiais , onde tudo é pureza , felicidade e glória para salvar a única ovelha perdida , o único mundo caído pela transgressão . E não Se desviará de Sua missão . Tornar-Se-á a propiciação de uma raça que quis pecar . Sua prece agora respira apenas submissão : “ Se este cálice não pode passar de Mim sem Eu o beber , faça-se a Tua vontade ”. Mateus 26:42 . Havendo tomado a decisão , cai moribundo no solo do qual Se erguera parcialmente .
Onde se achavam então os discípulos , para pôr ternamente as mãos sob a cabeça do desfalecido Mestre , e banhar aquela fronte , na verdade mais desfigurada que a dos outros filhos dos homens ? O Salvador pisou sozinho o lagar , e do povo nenhum com Ele havia . Mas Deus sofria com Seu Filho . Anjos contemplavam a agonia do Salvador . Viam seu Senhor circundado de legiões das forças satânicas , Sua natureza vergada ao peso de misterioso pavor que todo O fazia tremer . Houve silêncio no Céu . Nenhuma harpa soava . Pudessem os mortais ter testemunhado o assombro das hostes angélicas quando , em silenciosa dor , observavam o Pai retirando de Seu bem-amado Filho os raios de luz , amor e glória , e melhor compreenderiam quão ofensivo é aos Seus olhos o pecado . Os mundos não caídos e os anjos celestiais vigiavam com intenso interesse o conflito que se aproximava do desfecho .
Satanás e suas hostes do mal , as legiões da apostasia , seguiam muito atentamente essa grande crise na obra da redenção . Os poderes do bem e do mal aguardavam para ver qual a resposta que seria dada à oração de Cristo — três vezes repetida . Os anjos anelavam trazer alívio ao divino Sofredor , mas isso não podia ser . Nenhum meio de escape havia para o Filho de Deus . Nessa horrível crise , quando tudo estava em jogo , quando o misterioso cálice tremia nas mãos do Sofredor , abriu-se o Céu , surgiu uma luz por entre a tempestuosa treva da hora da crise , e o poderoso anjo que se acha na presença de Deus ,
465