O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 46

da multidão . Desejava voltar de Jerusalém quietamente , com os que sabiam o segredo de Sua existência . Mediante a cerimônia pascoal , Deus estava procurando desviar Seu povo dos cuidados terrenos que tinham , e fazê-lo lembrar a maravilhosa obra que fizera em sua libertação do Egito . Desejava que vissem nessa obra uma promessa de libertação do pecado .
Como o sangue do cordeiro morto protegera os lares de Israel , assim lhes salvaria o sangue de Cristo ; mas eles só se podiam salvar por meio de Cristo , apoderando-se , pela fé , de Sua vida , como sendo deles mesmos . Só havia virtude no simbólico cerimonial , ao serem os adoradores por ele dirigidos a Cristo como seu Salvador pessoal . Deus desejava que fossem levados a estudar a missão de Cristo , e sobre ela meditar com oração . Ao partirem de Jerusalém , as multidões , no entanto , o despertar da viagem e a comunicação social absorviam freqüentemente a atenção deles , e era esquecido o cerimonial que acabavam de testemunhar . O Salvador não foi atraído para a companhia deles . Ao voltarem José e Maria de Jerusalém sozinhos com Jesus , Ele esperava dirigir-lhes a atenção às profecias concernentes aos sofrimentos do Salvador . Sobre o Calvário , procurou aliviar a dor de Sua mãe . Estava agora pensando nela . Maria tinha que testemunhar Sua última agonia , e Jesus desejava que ela compreendesse Sua missão , a fim de fortalecer-se para resistir , quando a espada lhe houvesse de traspassar o coração .
Como Jesus estivera separado dela , e por três dias O procurara aflita , assim , quando fosse oferecido pelos pecados do mundo , estaria novamente perdido para ela três dias . E ao ressurgir Ele do sepulcro , sua tristeza se transformaria outra vez em júbilo . Mas quão melhor teria ela suportado a angústia da morte do Filho , se houvesse compreendido as Escrituras para as quais Ele lhe procurava agora volver os pensamentos ! Se José e Maria houvessem firmado a mente em Deus , mediante meditação e oração , teriam avaliado a santidade do depósito que lhes era confiado , e não teriam perdido de vista a Jesus . Pela negligência de um dia perderam o Salvador ; custou-lhes , porém , três dias de ansiosas buscas o tornar a encontrá-Lo . O mesmo quanto a nós ; por conversas ociosas , por maledicência ou negligência da oração , podemos perder num dia a presença do Salvador , e talvez leve muitos dias de dolorosa busca o tornar a achá-Lo , e reconquistar a paz que perdemos . Em nossas relações uns com os outros , devemos estar atentos para não perder a Jesus , continuando o caminho sem nos advertir de que Ele não Se acha conosco .
Quando nos absorvemos em coisas mundanas , de maneira que não temos um pensamento para Aquele em quem se concentra nossa esperança de vida eterna , separamonos de Jesus e dos anjos celestiais . Esses santos seres não podem permanecer onde a presença do Salvador não é desejada , e Sua ausência não é sentida . Eis porque tantas vezes se faz sentir o desânimo entre os professos seguidores de Cristo . Muitos assistem a cultos e são refrigerados e confortados pela Palavra de Deus ; mas , devido à negligência da meditação , vigilância e orações , perdem a bênção , sentindo-se mais vazios do que antes de
45