O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 438

pecaminoso , poluído , em contato com o coração de Cristo Quão ofensivo para Ele é nosso mau gênio , nossa vaidade e orgulho .
Não obstante devemos levar-Lhe todas as nossas fraquezas e contaminação . Unicamente Ele nos pode lavar e deixar limpos . Não estamos preparados para a comunhão com Ele , a menos que sejamos limpos por Sua eficácia . Jesus disse aos discípulos : “ Vós estais limpos , mas não todos ”. João 13:10 . Ele lavara os pés de Judas , que , porém , não Lhe entregara o coração . Este não estava purificado . Judas não se submetera a Cristo . Depois de haver lavado os pés dos discípulos , tomou Suas vestes e , sentando-Se outra vez , disselhes : “ Entendeis o que vos tenho feito ? Vós Me chamais Mestre e Senhor , e dizeis bem , porque Eu o sou . Ora se Eu , Senhor e Mestre , vos lavei os pés , vós deveis também lavar os pés uns aos outros . Porque vos dei o exemplo , para que , como vos fiz , façais vós também . Na verdade , na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor , nem o enviado maior do que aquele que o enviou ”. João 13:12-14 . Cristo queria que Seus discípulos entendessem que , se bem que Ele lhes houvesse lavado os pés , isto em nada Lhe diminuía a dignidade . “ Vós Me chamais Mestre e Senhor , e dizeis bem , porque Eu sou ”. João 13:13 .
E , sendo tão infinitamente superior , Ele comunicou graça e significação a esse serviço . Ninguém tão exaltado como Cristo , e todavia abaixou-Se até ao mais humilde dever . Para que Seu povo não fosse extraviado pelo egoísmo que habita no coração natural , e se fortaleça com o servir ao próprio eu , Cristo mesmo estabeleceu o exemplo da humildade . Não deixaria esse grande assunto a cargo do homem . De tanta conseqüência o considerava , que Ele próprio , igual a Deus , fez o papel de servo para com Seus discípulos . Enquanto eles contendiam pela mais alta posição , Aquele diante de quem todo joelho se dobrará , a quem os anjos da glória reputam uma honra servir , curvou-Se para lavar os pés daqueles que Lhe chamavam Senhor . Lavou os pés de Seu traidor . Em Sua vida e ensinos , Cristo deu um perfeito exemplo do abnegado ministério que tem sua origem em Deus .
Deus não vive para Si . Criando o mundo , mantendo todas as coisas , Ele está constantemente ministrando em benefício de outros . “ Faz que o Seu Sol se [ 460 ] levante sobre maus e bons , e a chuva desça sobre justos e injustos ”. Mateus 5:45 . Esse ideal de ministério confiou Deus a Seu Filho . A Jesus foi dado pôr-Se como cabeça da humanidade , para que por Seu exemplo pudesse ensinar o que significa servir . Toda a Sua vida esteve sob a lei do serviço . Serviu a todos , a todos ajudou . Assim viveu Ele a lei de Deus , e por Seu exemplo mostrou como podemos obedecer à mesma . Repetidamente procurara Jesus estabelecer este princípio entre os discípulos . Quando Tiago e João pediram para ser postos em destaque , disse : “ Todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal ”. Mateus 20:26 . Em Meu reino não tem lugar o princípio de preferência ou supremacia . A grandeza única é a grandeza da humildade . A única distinção baseia-se na dedicação ao
437