direis : É o sacrifício da Páscoa ao Senhor , que passou as casas dos filhos de Israel no Egito , quando feriu aos egípcios ”. Êxodo 12:27 . Assim , de geração em geração devia ser narrada a história desse maravilhoso livramento .
A Páscoa era seguida pela festa dos sete dias de pães asmos . No segundo dia da festa , os primeiros frutos da colheita anual , um molho de cevada , eram apresentados ao Senhor . Todas as cerimônias da festa eram símbolos da obra de Cristo . A libertação de Israel do Egito era uma lição objetiva da redenção , que a Páscoa se destinava a conservar na memória . O cordeiro imolado , o pão asmo , o molho dos primeiros frutos , representavam o Salvador . Para a maioria das pessoas , ao tempo de Cristo , a observância dessa festa degenerara em mera formalidade . Qual , porém , sua significação para o Filho de Deus ?! Pela primeira vez , contemplou o menino Jesus o templo . Viu os sacerdotes de vestes brancas , realizando seu solene ministério . Viu a ensangüentada vítima sobre o altar do sacrifício . Com os adoradores , inclinou-Se em oração , enquanto ascendia perante Deus a nuvem de incenso . Testemunhou os impressivos ritos da cerimônia pascoal . Dia a dia , observava mais claramente a significação dos mesmos . Cada ato parecia estar ligado a Sua própria vida . No íntimo acordavam-se-Lhe novos impulsos .
Silencioso e absorto , parecia estudar a solução de um grande problema . O mistério de Sua missão desvendava-se ao Salvador . Enlevado pela contemplação dessas cenas , não permaneceu ao lado dos pais . Buscou estar sozinho . Ao terminarem as cerimônias pascoais , demorou-Se ainda no pátio do templo ; e , ao partirem os adoradores de Jerusalém , Jesus foi deixado ali . Nessa visita a Jerusalém , os pais de Jesus desejavam pô-Lo em contato com os grandes mestres de Israel . Conquanto fosse obediente em todos os particulares à Palavra de Deus , não Se conformava com os ritos e usos dos rabis . José e Maria esperavam que fosse levado a reverenciar os doutos rabinos , e a atender mais diligentemente a suas exigências .
Mas Jesus , no templo , fora instruído por Deus . Aquilo que recebera , começou imediatamente a comunicar . Naquela época , um aposento ligado ao templo estava sendo ocupado por uma escola sagrada , à maneira das escolas dos profetas . Ali se reuniam mestres de destaque , com os alunos , e ali foi ter o menino Jesus . Sentando-Se aos pés desses homens sérios e doutos , ouvia-lhes as instruções . Como pessoa que busca saber , interrogava esses mestres relativamente às profecias , e a acontecimentos que estavam então ocorrendo e indicavam o advento do Messias . Jesus Se apresentou como pessoa sedenta de conhecimento de Deus . Suas perguntas eram sugestivas de profundas verdades que havia muito jaziam obscurecidas , e eram , todavia , vitais para a salvação das pessoas .
Ao mesmo tempo que revelavam quão limitado e superficial era o conhecimento dos sábios , cada pergunta punha perante eles uma lição divina , e apresentava a verdade sob novo aspecto . Falavam os rabis da maravilhosa elevação que a vinda do Messias havia de
42