O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 41

se-ia que Seu louvor banisse os anjos maus , e , como incenso , enchesse de fragrância o lugar em que Se achava . O espírito dos ouvintes era afastado de seu terreno exílio , para o lar celestial . Jesus era fonte de vivificante misericórdia para o mundo ; e durante todos aqueles retirados anos de Nazaré , Sua vida fluía em correntes de simpatia e ternura . Os velhos , os sofredores , os oprimidos de pecado , as crianças a brincar em sua inocente alegria , as criaturas dos bosques , os pacientes animais de carga — todos se sentiam mais felizes por Sua presença . Aquele cuja palavra poderosa sustinha os mundos , detinha-Se para aliviar um pássaro ferido . Nada havia para Ele indigno de Sua atenção , coisa alguma a que desdenhasse prestar auxílio . Assim , à medida que Se desenvolvia em sabedoria e estatura , crescia Jesus em graça para com Deus e os homens . Atraía a simpatia de todos os corações , mediante a capacidade que revelava de Se compadecer de todos . A atmosfera de esperança e valor que O circundava , tornava-O uma bênção em todo lar . Muitas vezes na sinagoga , aos sábados , era convidado para ler a lição dos profetas , e o coração dos ouvintes fremia , pois nova luz brilhava nas palavras familiares dos textos sagrados . Não obstante , Jesus fugia à ostentação .
Durante todos os anos de Sua residência em Nazaré , não fez exibição de Seu miraculoso poder . Não buscou altas posições , nem pretendeu nenhum título . Sua vida quieta e simples , e mesmo o silêncio das Escrituras a respeito dos primeiros anos de Sua vida , ensinam importante lição . Quanto mais simples e tranqüila a vida de uma criança — quanto mais livre de estimulação artificial e quanto mais em harmonia com a natureza — tanto mais favorável é ela ao vigor físico e mental , e à robustez espiritual . Jesus é nosso exemplo . Muitos há que se detêm com interesse sobre o período de Seu ministério público , enquanto passam por alto os ensinos de Seus primeiros anos . É , porém , na vida doméstica que Ele é o modelo de todas as crianças e jovens .
O Salvador condescendeu em ser pobre , para poder ensinar quão intimamente podemos nós , em uma vida humilde , andar com Deus . Viveu para agradar , honrar e glorificar o Pai nas coisas comuns da vida . Sua obra começou por consagrar o humilde ofício do operário que labuta para ganhar o pão cotidiano . Quando trabalhava ao banco de carpinteiro , fazia tanto a obra de Deus , como quando operava milagres em favor da multidão . E todo jovem que segue o exemplo de Cristo na fidelidade e obediência em Seu humilde lar , pode reclamar aquelas palavras proferidas a respeito dEle , pelo Pai , por intermédio do Espírito Santo : “ Eis aqui o Meu Servo a quem sustenho , o Meu Eleito , em quem se compraz a Minha alma ”. Isaías 42:1 .
40