Quando vindes para comparecerdes diante de Mim , quem requereu isto de vossas mãos , que viésseis pisar os Meus átrios ?”
“ Lavai-vos , purificai-vos , tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos ; cessai de fazer mal ; aprendei a fazer bem ; praticai o que é reto ; ajudai o oprimido ; fazei justiça ao órfão , tratai da causa das viúvas ”. Isaías 1:10-12 , 16 , 17 . Aquele mesmo que dera essas profecias , repetia agora , pela última vez , a advertência . Em cumprimento da profecia , o povo proclamara Jesus rei de Israel . Ele lhes recebera as homenagens , e aceitara a posição de rei . Nesse caráter devia agir . Sabia que seriam nulos Seus esforços para reformar um sacerdócio corrompido ; não obstante , essa obra precisava ser feita ; tinha de ser dada a um povo incrédulo a prova de Sua divina missão . Novamente o penetrante olhar de Jesus percorreu o profanado pátio do templo . Todos os olhares estavam voltados para Ele .
Sacerdotes e principais , fariseus e gentios , olhavam com surpresa e respeito para Aquele que Se achava diante deles com a majestade do Rei do Céu . A divindade irrompeu da humanidade , revestindo Cristo de uma dignidade e glória que jamais manifestara . Os que se achavam mais próximos dEle afastaram-se o mais que lhes permitia a multidão . Não fosse a presença de alguns de Seus discípulos , e o Salvador Se encontraria como isolado . Todos os sons cessaram . Parecia insuportável o profundo silêncio . Cristo falou com um poder que dominou o povo como uma forte tempestade : “ Está escrito : A Minha casa é casa de oração ; mas vós fizestes dela covil de salteadores ”. Lucas 19:46 .
Sua voz soou como trombeta através do templo . O desagrado de Sua fisionomia assemelhava-se a um fogo consumidor . Com autoridade , ordenou : “ Tirai daqui estes .” Três anos antes , os dirigentes do templo haviam-se envergonhado de sua fuga à ordem de Jesus . Sempre se admiraram depois , de seus temores e de sua obediência sem réplica a um simples , humilde homem . Julgaram ser impossível repetir-se a humilhante submissão . Ficaram , todavia , ainda mais aterrados agora que antes e mais apressados em obedecer- Lhe à ordem . Não houve ninguém que ousasse questionar-Lhe a autoridade . Sacerdotes e comerciantes fugiram-Lhe da presença , tangendo adiante o gado . Ao saírem do templo , encontraram no caminho uma multidão que trazia os enfermos , indagando pelo grande Médico . As notícias dadas pelos que fugiam , fizeram com que alguns desses voltassem atrás . Temiam encontrar Alguém tão poderoso , cujo simples olhar afugentara de Sua presença os sacerdotes e principais .
O maior número , porém , avançou por entre a multidão apressada , ansiosos de encontrar Aquele que era sua única esperança . Ao fugir do templo a multidão , muitos ficaram atrás . A esses se reuniram então os recém-vindos . Novamente o pátio do templo se encheu de doentes e moribundos , e mais uma vez , Jesus os socorreu . Depois de algum tempo , os sacerdotes e líderes se aventuraram a voltar ao templo . Acalmado o pânico , sentiram-se presa de ansiedade quanto ao que iria Jesus fazer em seguida . Esperavam que
392