anjos se achegarão a nós , nossa mente será fortalecida , nosso caráter elevado e apurado . Tornar-nos-emos mais semelhantes a nosso Salvador . E , ao contemplarmos o que é belo e grande na natureza , nossas afeições crescem para com Deus . Ao mesmo tempo que o espírito se enche de reverente respeito , a mente se fortalece ao pôr-se em contato com o Infinito por meio de Suas obras . A comunhão com Deus , mediante a oração , desenvolve as faculdades mentais e morais , e as espirituais se robustecem ao cultivarmos pensamentos sobre assuntos espirituais . A vida de Jesus estava em harmonia com Deus . Enquanto criança , pensava e falava como criança ; mas nenhum traço de pecado desfigurava nEle a imagem divina . Não ficou , no entanto , isento de tentação . Os habitantes de Nazaré eram proverbiais por sua impiedade . O mau conceito em que eram geralmente tidos , revela-se na pergunta de Natanael : “ Pode vir alguma coisa boa de Nazaré ”? João 1:46 .
Jesus foi colocado num lugar em que Seu caráter seria provado . Era-Lhe necessário estar sempre em guarda , a fim de conservar Sua pureza . Estava sujeito a todos os conflitos que nós outros temos de enfrentar , para que nos pudesse servir de exemplo na infância , na juventude , na idade adulta . Satanás era infatigável em seus esforços para vencer a Criança de Nazaré . Desde Seus primeiros anos Jesus era guardado por anjos celestiais , todavia Sua vida foi uma longa luta contra os poderes das trevas . Que houvesse de existir na Terra uma vida isenta da contaminação do mal , era uma ofensa e perplexidade para o príncipe das trevas . Não houve meio que não tentasse para enredar Jesus . Nenhum dos filhos dos homens será jamais chamado a viver uma vida santa em meio de tão renhido conflito com a tentação como nosso Salvador . Os pais de Jesus eram pobres , e dependentes de sua tarefa diária . Ele estava familiarizado com a pobreza , a abnegação , as privações . Essa experiência serviu-Lhe de salvaguarda . Em Sua laboriosa vida não havia momentos ociosos para convidar a tentação . Nenhuma hora vaga abria a porta às companhias corruptoras . Tanto quanto possível , cerrava a porta ao tentador . Ganho ou prazer , aplauso ou reprovação , não O podiam levar a condescender com uma ação má . Era prudente para discernir o mal , e forte para a ele resistir .
Foi Cristo o único Ser livre de pecado , que já existiu na Terra ; todavia , viveu por quase trinta anos entre os ímpios habitantes de Nazaré . Este fato é uma repreensão aos que fazem depender de lugar , fortuna ou prosperidade o viver uma vida irrepreensível . Tentação , pobreza , adversidade , eis justamente a disciplina necessária para o desenvolvimento da pureza e firmeza . Jesus viveu num lar de camponeses , e desempenhou fiel e alegremente Sua parte em suportar as responsabilidades da vida doméstica . Fora o Comandante do Céu , e anjos se tinham deleitado em Lhe cumprir as ordens ; era agora um voluntário Servo , um Filho amorável e obediente . Aprendeu um ofício , e trabalhava com as próprias mãos na oficina de carpintaria de José . Nos simples trajes de operário comum , caminhava pelas ruas da pequenina cidade , indo e voltando em Seu humilde labor . Não empregava o poder divino de que dispunha para aliviar os próprios fardos ou diminuir o trabalho .
38