O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 377

maneira de Simão era não fazer caso do penitente serviço de Maria . Seu ato de beijar os pés de Cristo e ungir-Lhos com o ungüento foi exasperante para seu coração endurecido . Pensou que se Cristo fosse profeta , reconheceria os pecadores e os repreenderia . A esse inexpresso pensamento , respondeu o Salvador : “ Simão , uma coisa tenho a dizer-te . [...] Um certo credor tinha dois devedores ; um devia-lhe quinhentos dinheiros , e outro cinqüenta . E , não tendo ele com que pagar , perdoou-lhes a ambos . Dize pois : qual deles o amará mais ? E Simão , respondendo , disse : Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou . E Ele lhe disse : Julgaste bem ”. Lucas 7:40-43 .
Como fizera Natã com Davi , Cristo ocultou Seu bem atirado golpe sob o véu de uma parábola . Lançou sobre o hospedeiro a responsabilidade de proferir a própria sentença . Simão induzira ao pecado a mulher que ora desprezava . Fora por ele profundamente prejudicada . Pelos dois devedores da parábola , eram representados Simão e a mulher . Jesus não intentava ensinar que diferentes graus de obrigação houvessem de ser sentidos pelas duas pessoas , pois cada uma tinha um débito de gratidão que nunca se poderia solver . Mas Simão se julgava mais justo que Maria , e Jesus desejava fazerlhe ver quão grande era na verdade a sua culpa . Queria mostrar-lhe que seu pecado era maior que o dela , tão maior , como um débito de quinhentos dinheiros é superior a uma dívida de cinqüenta . Simão começou então a ver-se sob um novo aspecto . Observou como Maria era considerada por Alguém que era mais que profeta . Notou que , com o penetrante olhar profético , Cristo lhe lera o amorável e devotado coração .
A vergonha apoderou-se dele , e percebeu achar-se em presença de Alguém que lhe era superior . “ Entrei em tua casa ”, continuou Cristo , “ e não Me deste água para os pés ”; mas com lágrimas de arrependimento originadas no amor , Maria lavou-Me os pés e enxugou-os com os próprios cabelos . “ Não Me deste ósculo , mas esta mulher ” a quem tu desprezas , “ desde que entrou , não tem cessado de Me beijar os pés ”. Lucas 7:44 , 45 . Cristo contava as oportunidades que Simão tivera de manifestar seu amor pelo Senhor , e o apreço pelo que fora feito por ele . Claramente , se bem que com delicada polidez , o Salvador assegurou a Seus discípulos que o coração se Lhe magoa quando Seus filhos se descuidam de manifestar gratidão para com Ele por palavras e atos de amor .
O Perscrutador do coração lera os motivos que deram lugar ao ato de Maria , e viu também o espírito que instigara as palavras de Simão . “ Vês tu esta mulher ?” disse-lhe . É uma pecadora . Digo-te “ que os seus muitos pecados lhe são perdoados , porque muito amou ; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama ”. Lucas 7:47 . A frieza de Simão e sua negligência para com o Salvador mostravam quão pouco apreciava a bênção que recebera . Julgava honrar a Jesus , convidando-O à sua casa . Mas viu-se então como na realidade era . Enquanto pensara ler seu Hóspede , Este o estivera lendo a ele . Viu quão justo era o juízo de Cristo a seu respeito . Sua justiça fora um vestido de farisaísmo . Desprezara a compaixão de Jesus . Não O reconhecera como representante de Deus . Ao passo que
376