Capítulo 7 — Em Criança
Este capítulo é baseado em Lucas 2:39 , 40 .
A infância e juventude de Jesus foram passadas numa pequenina aldeia montanhesa . Não haveria lugar na Terra que não se tivesse honrado por Sua presença . Os palácios reais ter-se-iam sentido privilegiados em O receber como hóspede . Mas Ele passou pelos lares afortunados , pelas cortes da realeza e pelas famosas sedes do saber , para fazer de Seu lar a obscura e desprezada Nazaré . Maravilhoso em sua significação é o breve relatório da primeira parte de Sua vida : “ E o Menino crescia e Se fortalecia em espírito , cheio de sabedoria ; e a graça de Deus estava sobre Ele ”. Lucas 2:40 . À luz da presença de Seu Pai , crescia “ Jesus em sabedoria e em estatura , e em graça para com Deus e os homens ”. Lucas 2:52 .
Seu espírito era ativo e penetrante , com uma reflexão e sabedoria além de Sua idade . Também o caráter era belo na harmonia que apresentava . As faculdades da mente e do corpo desenvolviam-se gradualmente , segundo as leis da infância . Jesus revelava , como criança , disposição singularmente amável . Aquelas mãos cheias de boa vontade estavam sempre prontas para servir a outros . Manifestava uma paciência que coisa alguma conseguia perturbar , e uma veracidade nunca disposta a sacrificar a integridade . Firme como a rocha em questões de princípios , Sua vida revelava a graça da abnegada cortesia . Com profunda solicitude observava a mãe de Jesus o desenvolvimento das faculdades da Criança , e contemplava o cunho de perfeição em Seu caráter . Era com deleite que procurava animar aquele espírito inteligente , de fácil apreensão . Por meio do Espírito Santo recebia sabedoria para cooperar com os instrumentos celestiais , no desenvolvimento dessa Criança que só tinha a Deus por Pai . Desde os primitivos tempos , os fiéis em Israel haviam dado muita atenção à educação da juventude .
O Senhor dera instruções quanto 44 a ensinar-se as crianças desde a mais tenra idade , acerca de Sua bondade e grandeza , especialmente segundo estas se revelam em Sua lei , e se demonstram na história de Israel . Cânticos , orações e lições das Escrituras deviam ser adaptados à mente que se ia abrindo . Os pais e mães deviam instruir os filhos em que a lei de Deus é a expressão de Seu caráter , e que , ao receberem os princípios da lei no coração , a Sua imagem era gravada no espírito e na mente . Muito do ensino era feito oralmente ; mas os jovens aprendiam também a ler os escritos dos hebreus , e os rolos de pergaminho das Escrituras do Antigo Testamento eram franqueados a seu estudo . Ao tempo de Cristo , a vila ou cidade que não providenciava quanto à instrução religiosa da mocidade , era considerada sob a maldição de Deus . Todavia , o ensino se tornara formal . A tradição havia em alto grau sobrepujado as Escrituras . A verdadeira educação teria levado os jovens a “ que buscassem ao Senhor , se porventura , tateando , O pudessem achar ”. Atos dos Apóstolos 17:27 . Mas os mestres judeus davam atenção a questões cerimoniais . A mente
36