O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 367

Capítulo 61 — Zaqueu Este capítulo é baseado em Lucas 19:1-10 .
De caminho para Jerusalém , “ tendo Jesus entrado em Jericó , ia passando ”. Lucas 19:1 . A poucos quilômetros do Jordão , da banda ocidental do vale que se estendia daí numa planície , descansava a cidade em meio de verdura tropical e luxuriante beleza . Com as palmeiras e preciosos jardins regados por fontes naturais , brilhava qual esmeralda no engaste das calcárias colinas e desolados barrancos que se interpunham entre Jerusalém e a cidade da planície . Muitas caravanas , de caminho para a festa , passavam por Jericó . Sua chegada era sempre um momento de alegria . Agora , porém , mais profundo interesse agitava o povo . Sabia-se achar-Se entre a multidão o Rabi galileu que , não havia muito , ressuscitara Lázaro ; e conquanto abundassem os murmúrios quanto às conspirações dos sacerdotes , estavam as multidões ansiosas de Lhe render homenagens .
Jericó era uma das cidades outrora separadas para os sacerdotes , e por essa época grande número deles tinha aí sua residência . Mas a cidade possuía também uma população de caráter inteiramente diverso . Era um grande centro de comércio , e os oficiais romanos e os soldados , com estrangeiros de todos os pontos , aí se achavam , ao passo que a coletoria da alfândega a tornava morada de muitos publicanos . “ Chefe dos publicanos ”, Zaqueu era israelita , e detestado de seus patrícios . Sua posição e fortuna eram o prêmio de uma carreira que aborreciam , e considerada sinônimo de injustiça e extorsão . Todavia , o rico funcionário da alfândega não era de todo endurecido homem do mundo que parecia . Sob a aparência de mundanidade e orgulho , achava-se um coração susceptível às influências divinas . Zaqueu ouvira falar de Jesus . Espalhara-se por toda parte a fama dAquele que Se conduzira bondosa e cortesmente para com as classes proscritas .
Despertou-se nesse chefe de publicanos o anelo de Zaqueu uma vida melhor . A poucos quilômetros apenas de Jericó , pregara João Batista no Jordão , e Zaqueu ouvira falar do chamado ao arrependimento . A instrução aos publicanos : “ Não peçais mais do que o que vos está ordenado ” ( Lucas 3:13 ), conquanto aparentemente desatendida , impressionara-lhe o espírito . Conhecia as Escrituras , e estava convencido de que era injusto seu proceder . Agora , ouvindo as palavras que diziam provir do grande Mestre , sentiu-se pecador aos olhos de Deus . Todavia , o que ouvira dizer de Jesus acendeu-lhe a esperança no coração . Arrependimento e reforma da vida eram possíveis mesmo para ele ; não fora acaso publicano um dos mais dignos discípulos do Mestre ? Zaqueu começou imediatamente a obedecer à convicção que dele tomara posse , e a fazer restituição àqueles a quem prejudicara . Começara já a volver atrás , quando soaram em Jericó as novas de que Jesus vinha entrando na cidade .
366