O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 356

dessa aflição humana e de que os amigos consternados pranteavam o morto , enquanto o Salvador do mundo ali Se achava — “ Jesus chorou ”. João 11:35 . Se bem que fosse o Filho de Deus , revestira-Se , no entanto , da natureza humana e comoveu-Se com a humana dor . Seu terno , compassivo coração está sempre pronto a compadecer-se perante o sofrimento . Chora com os que choram , e alegra-Se com os que se alegram . Não foi , porém , simplesmente pela simpatia humana para com Maria e Marta , que Jesus chorou . Havia em Suas lágrimas uma dor tão acima da simples mágoa humana , como o Céu se acha acima da Terra .
Cristo não chorou por Lázaro ; pois estava para o chamar do sepulcro . Chorou porque muitos dos que ora pranteavam a Lázaro haviam de em breve tramar a morte dAquele que era a ressurreição e a vida . Quão incapazes se achavam , no entanto , os incrédulos judeus de interpretar devidamente Suas lágrimas ! Alguns , que não conseguiam enxergar senão as circunstâncias exteriores da cena que perante Ele estava , como causa de Sua tristeza , disseram baixinho : “ Vede como o amava !” Outros , procurando lançar a semente da incredulidade no coração dos presentes , disseram , irônicos : “ Não podia Ele , que abriu os olhos ao cego , fazer também com que este [ 374 ] não morresse ?” João 11:36 , 37 . Se estava no poder de Cristo salvar a Lázaro , por que , então , o deixou morrer ? Com profética visão , percebeu Cristo a inimizade dos fariseus e dos saduceus . Sabia que Lhe estavam premeditando a morte . Não ignorava que alguns dos que tão cheios de aparente simpatia se mostravam , em breve fechariam contra si mesmos a porta da esperança e os portais da cidade de Deus .
Em Sua humilhação e crucifixão estava para verificar-se uma cena que daria em resultado a destruição de Jerusalém , e então ninguém lamentaria os mortos . O juízo que estava para cair sobre Jerusalém foi perante Ele claramente delineado . Contemplou Jerusalém cercada pelas legiões romanas . Viu que muitos dos que agora choravam por Lázaro morreriam no cerco da cidade , e não haveria esperança em sua morte . Não foi somente pela cena que se desenrolava a Seus olhos , que Cristo chorou . Pesava sobre Ele a dor dos séculos . Viu os terríveis efeitos da transgressão da lei divina . Viu que , na história do mundo , a começar com a morte de Abel , fora incessante o conflito entre o bem e o mal .
Lançando o olhar através dos séculos por vir , viu o sofrimento e a dor , as lágrimas e a morte que caberiam em sorte aos homens . Seu coração pungiu-se pelas penas da família humana de todos os tempos e em todas as terras . Pesavam-Lhe fortemente sobre a alma as misérias da pecadora raça , e rompeu-se-Lhe a fonte das lágrimas no anelo de lhes aliviar todas as aflições . “ Jesus pois , movendo-Se outra vez muito em Si mesmo , veio ao sepulcro .” Lázaro fora depositado numa cova na rocha , sendo colocado na porta um bloco de pedra . “ Tirai a pedra ” ( João 11:38 , 39 ), disse Cristo . Julgando que desejasse apenas ver o morto , Marta objetou , dizendo que o corpo fora enterrado havia quatro dias , tendo já começado o processo de decomposição . Essa afirmativa , feita antes de Lázaro ressuscitar ,
355