O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 347

moço estava desabrochando o amor para com Cristo ; pois amor suscita amor . Jesus anelou vê-lo como coobreiro Seu . Ansiou torná-lo semelhante a Si próprio , um espelho em que se refletisse a semelhança divina . Anelou desenvolver-lhe a excelência do caráter e santificálo para o serviço do Mestre . Houvesse esse príncipe se entregado então a Cristo , e teria crescido na atmosfera de Sua presença . Houvesse feito essa escolha , e quão diferente teria sido seu futuro ! “ Falta-te uma coisa ”, disse Jesus . “ Se queres ser perfeito , vai , vende tudo o que tens e dá-o aos pobres , e terás um tesouro no Céu ; e vem , e segue-Me ”. Marcos 10:21 .
Cristo leu no coração do príncipe . Uma só coisa lhe faltava , mas essa era um princípio vital . Carecia do amor de Deus na alma . Essa falta , a menos que fosse suprida , demonstrarse-ia fatal para ele ; toda a sua natureza se corromperia . Com a condescendência , fortalecerse-ia o egoísmo . Para que recebesse o amor de Deus , deveria ser subjugado seu supremo amor do próprio eu . Cristo submeteu esse homem a uma prova . Chamou-o a escolher entre o tesouro celestial e a mundana grandeza . Era-lhe assegurado o tesouro celeste , caso seguisse a Cristo . Devia , porém , render o próprio eu ; entregar a vontade à direção de Cristo . A própria santidade de Deus foi-lhe oferecida . Tinha o privilégio de tornar-se filho de Deus e co-herdeiro de Cristo no tesouro celestial . Mas devia tomar a cruz , e seguir o Salvador na vereda da abnegação . As palavras de Jesus ao príncipe representavam em verdade o convite : “ Escolhei hoje a quem sirvais ”. Josué 24:15 . A escolha foi deixada ao seu arbítrio . Jesus estava sequioso de sua conversão . Mostrara-lhe o foco infeccioso no caráter , e com que profundo interesse observava o resultado , ao pesar o jovem a proposta !
Se decidisse seguir a Cristo , deveria em tudo obedecer-Lhe as palavras . Deveria dar as costas a seus ambiciosos projetos . Com que vivo , ansioso anelo , com que sede da alma , contemplava o Salvador o moço , esperando que cedesse ao convite do Espírito Santo ! Cristo apresentou os únicos termos que poderiam colocar o príncipe em condições de aperfeiçoar o caráter cristão . Suas palavras eram palavras de sabedoria , conquanto parecessem severas e exigentes . Aceitá-las e obedecer-lhes era a única esperança de salvação para o jovem . Sua elevada posição e os bens que possuía , estavam exercendo em seu caráter uma sutil influência para o mal . Se acariciados , suplantariam Deus em suas afeições . Reter do Senhor pouco ou muito , era conservar aquilo que lhe diminuiria a força e a eficiência moral ; pois se as coisas deste mundo são nutridas , embora incertas e sem valor , tornar-se-ão de todo absorventes . O príncipe foi pronto em discernir o que as palavras de Cristo envolviam , e ficou triste . Houvesse compreendido o valor do dom oferecido , e desde logo se teria alistado entre os seguidores de Cristo .
Era membro do honrado conselho dos judeus , e Satanás o estava tentando com lisonjeiras perspectivas quanto ao futuro . Queria o tesouro celestial , mas desejava igualmente as vantagens temporais que as riquezas lhe trariam . Entristeceu-se de que existissem essas condições ; queria a vida eterna , mas não estava disposto a fazer o
346