O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 339

Reconheciam que nEle habitava sabedoria que nenhuma criatura humana , a não ser ajudada por meios divinos , poderia compreender . Necessitavam o auxílio dAquele que reis , profetas e justos haviam predito . Liam e reliam , surpreendidos os proféticos esboços de Seu caráter e obra . Quão imperfeitamente haviam compreendido as passagens proféticas ! Quão tardios tinham sido em assimilar as grandes verdades que testificavam de Cristo ! Contemplando-O em Sua humilhação , quando andava entre os homens , não penetraram o mistério de Sua encarnação , a dualidade de Sua natureza . Seus olhos estavam empanados , de maneira que não reconheciam plenamente a divindade na humanidade . Depois de serem iluminados pelo Espírito Santo , porém , como O desejavam tornar a ver e ficar-Lhe aos pés ! Como almejavam poder chegar-se a Ele , e pedir-Lhe a explicação das passagens escriturísticas que não compreendiam ! Quão atentos Lhe haveriam de escutar as palavras ! Que quereria Cristo dizer com a frase : “ Ainda tenho muito que vos dizer , mas vós não o podeis suportar agora ”? João 16:12 . Quão ansiosos se sentiam de conhecer tudo ! Doía-lhes que sua fé tivesse sido tão fraca , que suas idéias houvessem estado tão distantes do alvo , que houvessem faltado tanto em compreender a realidade . Fora por Deus enviado um mensageiro para proclamar a vinda de Cristo , e chamar a atenção do povo judeu e do mundo para Sua missão , a fim de que os homens se preparassem para recebê-Lo . O maravilhoso Personagem anunciado por João estivera entre eles por mais de trinta anos , e não O tinham na verdade conhecido como Aquele que era enviado por Deus .
O remorso apoderou-se dos discípulos por haverem permitido que a incredulidade dominante lhes levedasse as opiniões e obscurecesse o entendimento . A Luz deste tenebroso mundo brilhara por entre a escuridão , e eles deixaram de perceber de onde lhe provinham os raios . Perguntavam a si mesmos porque havia seguido uma direção que tornara necessário a Cristo reprová-los . Repetiam freqüentemente Suas conversas e diziam : Por que permitimos que considerações terrestres e a oposição dos sacerdotes e rabis nos confundissem os sentidos , de modo a não compreendermos que Alguém maior que Moisés Se achava entre nós , que nos estava instruindo Alguém mais sábio que Salomão ? Quão pesados os nossos ouvidos ! Quão pobre nosso entendimento ! Tomé não quis acreditar , enquanto não pusesse o dedo na ferida feita pelos soldados romanos . Pedro O negara em Sua humilhação e rejeição . Essas penosas lembranças apresentavam-se diante deles em nítidos traços . Tinham estado com Ele , mas não O conheceram nem apreciaram . Como , no entanto , tudo isso lhes comovia agora o coração , ao reconhecerem a própria incredulidade !
Quando sacerdotes e principais se combinavam contra eles , quando eram levados perante conselhos e lançados em prisões , os seguidores de Cristo regozijavam-se “ de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus ”. Atos dos Apóstolos 5:41 . Alegravam-se de provar , perante homens e anjos , que reconheciam a glória de Cristo e preferiam segui-Lo , perdessem embora tudo o mais . Tão verdadeiro é agora como nos dias dos apóstolos , que sem a iluminação do Espírito divino , a humanidade não pode discernir
338