rude tratamento que Lhe deram , Ele só tinha pensamentos de amor a seu respeito , e seu coração foi conquistado .
Depois de Sua ascensão , receberam bem os mensageiros do Salvador , e os discípulos recolheram uma preciosa colheita dentre os que outrora haviam sido seus mais obstinados inimigos . “ A cana trilhada não quebrará nem apagará o pavio que fumega ; em verdade produzirá o juízo ”. Isaías 42:3 . “ E no Seu nome os gentios esperarão ”. Mateus 12:21 . Ao enviar os setenta , Jesus lhes recomendou , como fizera aos doze , não impor sua presença onde não fossem bem acolhidos . “ Em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem ”, disse , “ saindo por suas ruas , dizei : Até o pó , que da vossa cidade se nos apegou , sacudimos sobre vós . Sabei , contudo , isto , que já o reino de Deus é chegado a vós ”. Lucas 10:8 , 10 , 11 . Não deviam proceder assim por motivos de ressentimento ou de dignidade ferida , mas para mostrar quão ofensivo é recusar a mensagem do Senhor ou Seus mensageiros . Rejeitar os servos do Senhor é rejeitar o próprio Cristo . “ E digo-vos ”, acrescentou Jesus , “ que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade ”. Lucas 10:12 .
Então Seus pensamentos se volveram para as cidades galiléias onde se realizara tão grande parte de Seu ministério . Em acentos de profunda tristeza , exclamou : “ Ai de ti , Corazim , ai de ti , Betsaida que , se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas , já há muito , assentadas em saco e cinza , se teriam arrependido . Portanto , para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo , do que para vós . E tu , Cafarnaum , serás levantada até ao Céu ? até ao inferno serás abatida ”. Lucas 10:13-15 . Àquelas ativas cidades junto ao Mar da Galiléia , haviam sido abundantemente oferecidas as mais preciosas bênçãos do Céu . Dia após dia , o Príncipe da vida entrara e saíra entre elas .
A glória de Deus , que profetas e reis anelaram ver , brilhara sobre as multidões que se aglomeravam após o Salvador . Todavia , rejeitaram o Dom celestial . Com grande ostentação de prudência , haviam os rabinos advertido o povo contra a recepção das novas doutrinas ensinadas por esse novo Mestre ; pois Suas teorias e costumes eram contrários aos ensinos dos Pais . O povo deu crédito ao que ensinavam os sacerdotes e fariseus , de preferência a buscar entender por si mesmos a Palavra de Deus . Honravam aos sacerdotes e principais de preferência a Deus , e rejeitavam a verdade para poderem guardar as próprias tradições . Muitos foram impressionados e quase persuadidos ; não agiram , porém , segundo suas convicções , e não se contaram do lado de Cristo . Satanás apresentou suas tentações , até que a luz pareceu como as trevas . Assim muitos rejeitaram a verdade que se teria demonstrado ser a sua salvação . Diz a Testemunha Verdadeira : “ Eis que estou à porta , e bato ”. Apocalipse 3:20 .
Toda advertência , reprovação e súplica , transmitida pela Palavra de Deus ou por Seus mensageiros , é uma batida na porta do coração . É a voz de Jesus que solicita entrada . A
327