O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 25

dizendo : “ Aleluia , pois já o Senhor Deus todo-poderoso reina ”. Apocalipse 19:6 . Ao desaparecerem os anjos , dissipou-se a luz , e mais uma vez cobriram as sombras da noite as colinas de Belém . A mais gloriosa cena que olhos humanos já contemplaram , permaneceu , no entanto , na memória dos pastores . “ E depois que os anjos se retiraram deles para o Céu , os pastores diziam entre si : Vamos até Belém , e vejamos o que é que lá sucedeu , e o que é que o Senhor nos manifestou . E foram com grande pressa ; e encontraram Maria e José , e o Menino deitado na manjedoura ”. Lucas 2:15 , 16 .
Partindo com grande alegria , divulgaram as coisas que tinham visto e ouvido . “ E todos os que o ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam . Mas Maria guardou todas estas coisas , conferindo-as em seu coração . E voltaram os pastores , glorificando e louvando a Deus ”. Lucas 2:18-20 . Não se acham o Céu e a Terra mais distanciados hoje do que ao tempo em que os pastores ouviram o cântico dos anjos . A humanidade é hoje objeto da solicitude celeste da mesma maneira que o era quando homens comuns , ocupando posições ordinárias , se encontravam à luz do dia com anjos , e falavam com os mensageiros nas vinhas e nos campos . Enquanto nos movemos em nossos afazeres comuns , podemos ter bem perto o Céu . Anjos das cortes no alto assistirão os passos dos que vão e vêm às ordens de Deus . A história de Belém é inexaurível . Nela se acham ocultas as “ profundidades das riquezas , tanto da sabedoria como da ciência de Deus ”. Romanos 11:33 .
Maravilhamo-nos do sacrifício do Salvador em permutar o trono do Céu pela manjedoura , e a companhia dos anjos que O adoravam pela dos animais da estrebaria . O orgulho e presunção humanos ficam repreendidos em Sua presença . Todavia , esse passo não era senão o princípio de Sua maravilhosa condes- cendência . Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus , revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência , no Éden . Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado . Como qualquer filho de Adão , aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade . O que estes resultados foram , manifesta-se na história de Seus ancestrais terrestres . Veio com essa hereditariedade para partilhar de nossas dores e tentações , e dar-nos o exemplo de uma vida impecável . Satanás aborrecera a Cristo no Céu , por causa de Sua posição nas cortes de Deus . Mais O aborreceu ainda quando se sentiu ele próprio destronado . Odiou Aquele que Se empenhou em redimir uma raça de pecadores . Não obstante , ao mundo em que Satanás pretendia domínio , permitiu Deus que viesse Seu Filho , impotente criancinha , sujeito à fraqueza da humanidade . Permitiu que enfrentasse os perigos da vida em comum com toda a alma humana , combatesse o “ Hoje vos nasceu o Salvador ” combate como qualquer filho da humanidade o tem de fazer , com risco de fracasso e ruína eterna . O coração do pai humano compadece-se do filho . Olha a fisionomia do pequenino , e treme ante a idéia dos perigos da vida . Anela proteger seu querido do poder de Satanás , guardá-lo da tentação e
24