tempestade , que enfrentara anteriormente a Satanás , vencendo-o , não fugiu em presença desses demônios .
Quando os homens , rangendo os dentes e espumando , dEle se aproximaram , Jesus ergueu a mão que acenara às ondas impondo silêncio , e os homens não se puderam aproximar mais . Quedaram furiosos , mas impotentes diante dEle . Ordenou com autoridade aos espíritos imundos que saíssem deles . Suas palavras penetraram no espírito entenebrecido dos desventurados . Percebiam , fracamente , estar ali Alguém capaz de salválos dos demônios atormentadores . Caíram aos pés do Salvador para O adorar ; mas , ao abrirem-se-lhes os lábios para suplicar-Lhe a misericórdia , os demônios falaram por eles , gritando fortemente : “ Que tenho eu contigo Jesus , Filho do Deus Altíssimo ? Peço-Te que não me atormentes .” Jesus indagou : “ Qual é o teu nome ?” E a resposta foi : “ Legião é o meu nome , porque somos muitos .” Servindo-se dos atormentados homens como meio de comunicação , rogaram a Jesus que os não enviasse para longe daquela região .
Sobre uma montanha , não muito distante , pastava grande manada de porcos . Os demônios pediram que se lhes permitisse entrar nos mesmos , e Jesus o consentiu . Da manada subitamente se apoderou o pânico . Precipitaram-se loucamente penhasco abaixo e , incapaz de se deterem ao chegar à praia , imergiram no mar , ali perecendo . Enquanto isso , maravilhosa mudança se operara nos possessos . Fizera-se-lhes luz no cérebro . Brilharam-lhes os olhos de inteligência .
A fisionomia , por tanto tempo mudada à semelhança de Satanás , tornara-se repentinamente branda , tranqüilas as ensangüen tadas mãos , e louvaram alegremente a Deus por sua libertação . Dos penhascos , os guardadores dos porcos tudo presenciaram , e correram a contá-lo aos patrões e a todo o povo . Surpreendida e atemorizada , afluía toda a população ao encontro de Jesus . Os dois possessos haviam sido o terror da região . Ninguém se sentia seguro ao passar por onde estavam , pois avançavam em cima de todo viajante com fúria de demônios . Agora , esses homens achavam-se vestidos e em perfeito juízo , sentados junto de Jesus , ouvindo-Lhe as palavras e glorificando o nome dAquele que os curara . Mas o povo que testemunhou essa admirável cena não se regozijou . A perda dos porcos afigurava-se-lhes de maior importância que a libertação desses cativos de Satanás . Fora por misericórdia para com os donos desses animais , que Jesus permitira lhes sobreviesse o prejuízo .
Achavam-se absorvidos em coisas terrestres , e não se importavam com os grandes interesses da vida espiritual . Cristo desejava quebrar o encanto da indiferença egoísta , a fim de Lhe poderem aceitar a graça . Mas o desgosto e a indignação pela perda temporal cegou-os à misericórdia do Salvador . A manifestação do poder sobrenatural despertou as superstições do povo , despertando-lhes os temores . Novas calamidades seguirse-iam , se conservassem entre si esse Estranho . Suspeitaram de ruína econômica , e decidiram livrar-
220