O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 213

francamente o que não podiam compreender . Suas censuras eram-Lhe vivas provações , e Sua alma consumia-se e enchia-se de aflição . Professavam fé em Deus , e O julgavam estar reivindicando quando O tinham ao próprio lado em carne , e não O conheciam . Essas coisas tornaram espinhosa a vereda que Jesus devia trilhar .
Tão penosos Lhe eram os mal-entendidos no próprio lar , que experimentou alívio em ir para onde os mesmos não existiam . Um lar havia que Ele gostava de visitar — o de Lázaro , Maria e Marta ; pois na atmosfera de fé e amor Seu espírito tinha repouso . Ninguém , entretanto , havia no mundo capaz de compreender-Lhe a divina missão , ou saber a responsabilidade que sobre Ele pesava pelo bem da humanidade . Muitas vezes só podia encontrar conforto em isolar-Se , e comungar com Seu Pai celestial . Os que são chamados a sofrer por amor de Cristo , que têm de suportar injustos conceitos e desconfianças , mesmo no próprio seio da família , podem encontrar conforto no pensamento de haver Jesus sofrido o mesmo . Ele é tocado de compaixão por eles . Convida-os a serem Seus companheiros , e a buscar alívio onde Ele próprio o encontrava — na comunhão com o Pai . Os que aceitam a Cristo como seu Salvador pessoal , não são deixados órfãos , suportando sozinhos as provações da vida . Ele os recebe como membros da família celeste ; pede-lhes que chamem Pai a Seu próprio Pai . São Seus “ pequeninos ”, caros ao coração de Deus , a Ele ligados por ternos e indissolúveis laços .
Tem por eles inexcedível ternura , sobrepujando tanto a que nosso pai e nossa mãe sentiam por nós mesmos em nosso desamparo como o divino ultrapassa o humano . Uma bela ilustração das relações de Cristo para com Seu povo , encontra-se nas leis dadas a Israel . Quando , em virtude da pobreza , um hebreu se via forçado a abrir mão de seu patrimônio , e a venderse como escravo , o dever de resgatá-lo a eles e a sua herança , recaía no parente mais chegado . Levítico 25:25 ; Levítico 47-49 ; Rute 2:20 . Assim a obra de nos redimir a nós e a nossa herança , perdida por causa do pecado , recaiu sobre Aquele que nos é “ parente chegado ”. Foi para resgatar-nos que Ele Se tornou nosso parente . Mais achegado que o pai , mãe , irmão , amigo ou noivo é o Senhor nosso Salvador . “ Não temas ”, diz Ele , “ porque Eu te remi ; chamei-te pelo teu nome , tu és Meu .” “ Desde que tu te fizeste digno de honra diante de Meus olhos , e glorioso , Eu te amei ; e entregarei os homens por ti , e os povos pela tua vida ”. Isaías 43:1 , 4 .
Cristo ama os seres celestiais , que Lhe circundam o trono ; mas quem explicará o grande amor com que nos tem amado ? Não o podemos compreender , mas podemos sabêlo real em nossa própria vida . E se mantemos para com Ele relações de parentesco , com que ternura devemos olhar os que são irmãos e irmãs de nosso Senhor ! Não devemos estar prontos a reconhecer as responsabilidades de nosso divino parentesco ? Adotados na família de Deus , não devemos honrar a nosso Pai e nossos parentes ?
212