O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 210

A prova de Seu poder e misericórdia os exasperava . Não podiam impedir que o Salvador operasse milagres , não Lhe podiam silenciar os ensinos ; fizeram , porém , tudo quanto puderam para O apresentar sob um falso aspecto , e torcer-Lhe as palavras . No entanto , o convincente Espírito de Deus os seguia , e tiveram de construir muitas barreiras para Lhe resistir ao poder . A mais poderosa força que se possa fazer atuar sobre corações humanos , estava lutando com eles mas não se queriam render . Não é Deus que cega os homens ou lhes endurece o coração . Envia-lhes luz para lhes corrigir os erros e guiá-los por veredas seguras ; é pela rejeição dessa luz que os olhos cegam e o coração se endurece . Muitas vezes o processo é gradual e quase imperceptível .
A luz chega até à alma por meio da Palavra de Deus , de Seus servos , ou diretamente por Seu Espírito ; mas quando um raio de luz é rejeitado , dá-se o parcial entorpecimento das percepções espirituais , e a segunda revelação da luz é menos claramente discernida . Assim aumenta a treva , até que se faz noite na alma . Assim se dera com esses guias judeus . Estavam convencidos de ser Cristo assistido por um poder divino , mas a fim de resistir à verdade , atribuíam a obra do Espírito Santo a Satanás . Procedendo desse modo , escolhiam deliberadamente o engano ; renderam-se a Satanás , e daí em diante foram regidos por seu poder . Intimamente ligada à advertência de Cristo acerca do pecado contra o Espírito Santo , encontra-se a que é dada contra as palavras ociosas e más .
As palavras são um indício do que se acha no coração . “ Da abundância do seu coração fala a boca .” Mas as palavras são mais que um indício do caráter ; têm poder de reagir sobre o caráter . Os homens são influenciados por suas próprias palavras . Muitas vezes , levados por momentâneo impulso , instigados por Satanás , dão expressão ao ciúme ou às más suspeitas , exprimindo aquilo em que não crêem realmente ; essa expressão , porém , reage sobre os pensamentos . São enganados pelas próprias palavras , e chegam a crer verdade aquilo que disseram por instigação de Satanás . Uma vez tendo expressado uma opinião ou decisão , são muitas vezes demasiado orgulhosos para a retratar , e tentam provar acharemse com a razão , até que chegam a crer ser realmente assim .
É perigoso emitir uma palavra de dúvida , perigoso questionar e criticar a luz divina . O hábito de descuidosa e irreverente crítica , reage sobre o caráter , fomentando irreverência e incredulidade . Muito homem condescendente com esse hábito assim tem prosseguido , inconsciente do perigo , até chegar ao ponto de criticar e rejeitar a obra do Espírito Santo . Jesus disse : “ De toda palavra ociosa que os homens disserem , hão de dar conta no dia do juízo . Porque por tuas palavras serás justificado , e por tuas palavras será condenado ”. Mateus 12:36 , 37 . Dirigiu então uma advertência aos que foram impressionados por Suas palavras , que O ouviram de boa vontade , mas não se entregaram para habitação do Espírito Santo . Não é só pela resistência , mas pela negligência que a alma é destruída .
209