O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 205

Capítulo 32 — O Centurião Este capítulo é baseado em Mateus 8:5-13 ; Lucas 7:1-11 .
Cristo dissera ao nobre cujo filho curara : “ Se não virdes sinais e milagres , não crereis ”. João 4:48 . Doía-Lhe que Sua própria nação exigisse esses sinais exteriores de Sua messianidade . De quando em quando , maravilhara-Se da incredulidade deles . Igualmente , porém , Se admirou da fé do centurião que foi ter com Ele . O centurião não pôs em dúvida o poder do Salvador . Nem sequer pediu que fosse em pessoa realizar o milagre . “ Dize somente uma palavra ”, disse ele , “ e o meu criado sarará ”. Mateus 8:8 .
O servo do centurião fora acometido de paralisia , e estava às portas da morte . Entre os romanos , os servos eram escravos , comprados e vendidos nas praças , maltratados e vítimas de crueldades ; mas o centurião era ternamente afeiçoado a seu servo , e com ardor desejava seu restabelecimento . Acreditava que Jesus o poderia curar . Nunca vira o Salvador , mas as notícias que lhe chegaram aos ouvidos lhe inspiraram fé . Não obstante o formalismo dos judeus , esse romano estava convencido de que a religião deles era superior a sua . Já rompera as barreiras de preconceitos e ódios nacionais que separavam os conquistadores do povo conquistado . Manifestara respeito pelo serviço divino , e bondade para com os judeus , como Seus adoradores . Nos ensinos de Cristo , segundo lhe haviam sido comunicados , encontrara aquilo que satisfazia às necessidades da alma . Tudo quanto havia de espiritual dentro dele , correspondera às palavras do Salvador . Sentira-se , porém , indigno de chegar à presença de Jesus e apelara para os anciãos dos judeus , a fim de fazerem o pedido quanto à cura do servo .
Estavam relacionados com o grande Mestre , e saberiam , pensava , aproximar-se dEle de maneira a Lhe conseguir o favor . Ao entrar Jesus em Cafarnaum , foi-Lhe ao encontro uma delegação de anciãos , os quais Lhe falaram do desejo do oficial . Insistiram 264 em que era digno de que lhe concedesse isto , porque , diziam : “ ama a nossa nação , e ele mesmo nos edificou a sinagoga ”. Lucas 7:5 . Jesus partiu imediatamente para a casa do oficial ; mas , premido pela multidão , avançava devagar . As novas de Sua vinda O precederam , e o centurião , em sua desconfiança dos próprios méritos , enviou-Lhe a mensagem : “ Senhor , não Te incomodes , porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado ”. Lucas 7:6 .
Mas o Salvador continuou andando , e o centurião , ousando afinal aproximar-se dEle , completou a mensagem , dizendo : “ Nem ainda me julguei digno de ir ter contigo ; dize , porém , uma palavra , e o meu criado sarará . Porque eu também sou homem sujeito à autoridade , e tenho soldados sob o meu poder , e digo a este : Vai ; e ele vai ; e a outro : Vem ; e ele vem ; e ao meu servo : Faze isto ; e ele o faz ”. Lucas 7:7 , 8 . Como eu represento o poder de Roma , e meus soldados reconhecem minha autoridade como suprema , assim Tu
204