amam a Tua lei , e para eles não há tropeço ”. Salmos 119:65 . Os homens não podem fabricar a paz . Os projetos humanos para purificação e reerguimento dos indivíduos ou da sociedade , deixarão de produzir a paz , visto como não atingem o coração . O único poder capaz de criar ou perpetuar a verdadeira paz , é a graça de Cristo . Quando esta é implantada no coração , expele as más paixões que causam luta e dissensão . “ Em lugar do espinheiro crescerá a faia , e em lugar da sarça crescerá a murta ” ( Isaías 55:13 ); e a vida deserta “ exultará e florescerá como a rosa ”. Isaías 35:1 . As multidões surpreendiam-se ante esses ensinos , tão diversos dos preceitos e exemplos dos fariseus .
O povo chegara a pensar que a felicidade consistia na posse das coisas deste mundo , e que a fama e honra dos homens eram muito de se cobiçar . Era muito grato alguém ser chamado “ Rabi ”, e ser exaltado como sábio e religioso , vendo suas virtudes exibidas perante o público . Isso devia ser considerado a suprema felicidade . Mas , perante aquela numerosa multidão , Jesus declarou que o lucro terrestre era toda a recompensa que essas pessoas haviam de obter . Falava com segurança , e um convincente poder apoiava-Lhe as palavras . O povo emudeceu , sendo tomado de um sentimento de temor . Olhavam-se uns aos outros , duvidosos . Quem dentre eles se salvaria , fossem verdadeiros os ensinos desse homem ? Muitos estavam convencidos de que esse notável Mestre era movido pelo Espírito de Deus , e divinos eram os sentimentos por Ele manifestados .
Depois de explicar em que consistia a verdadeira felicidade , e como pode ser obtida , Jesus indicou mais definidamente os deveres de Seus discípulos , como mestres escolhidos por Deus para levar outros ao caminho da justiça e da vida eterna . Sabia que haveriam de ser muitas vezes decepcionados e sofrer desânimos , que enfrentariam decidida oposição , seriam insultados e rejeitado o seu testemunho . Bem sabia Ele que , no cumprimento de sua missão , os humildes homens que tão atentos Lhe escutavam as palavras haviam de sofrer calúnias , torturas , prisões e morte , e continuou : “ Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça , porque deles é o reino dos Céus . Bem-aventurados sois vós , quando vos injuriarem e perseguirem , e mentindo , disserem todo o mal contra vós por Minha causa . Exultai e alegrai-vos , porque é grande o vosso galardão nos Céus ; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós ”. Mateus 5:10-12 .
O mundo ama o pecado , e aborrece a justiça , e foi essa a causa de sua hostilidade para com Jesus . Todos quantos recusam Seu infinito amor , acharão o cristianismo um elemento perturbador . A luz de Cristo afasta as trevas que lhes cobrem os pecados , patenteandose a necessidade de reforma . Ao passo que os que se submetem à influência do Espírito Santo começam a lutar consigo mesmos , os que se apegam ao pecado combatem contra a verdade e seus representantes . Assim se cria o conflito , e os seguidores de Cristo são acusados de perturbadores do povo . Mas é a união com Deus que lhes atrai a inimizade do mundo . Levam a injúria de Cristo . Estão palmilhando a senda trilhada pelos mais nobres da Terra . Não com pesar , mas com regozijo , devem enfrentar as perseguições .
196