O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 184

O objetivo da obra de Deus , neste mundo , é a redenção do homem ; portanto , tudo quanto é necessário que se faça no sábado no cumprimento dessa obra , está em harmonia com a lei do sábado . Jesus coroou então Seu argumento , declarandoSe “ Senhor do sábado ” — Alguém que estava acima de qualquer dúvida , acima de toda lei . Esse eterno Juiz absolve de culpa os discípulos , apelando para os próprios estatutos de cuja violação são acusados . Jesus não deixou passar a questão com uma simples repreensão aos inimigos . Declarou que , em sua cegueira , se haviam enganado quanto ao desígnio do sábado . Disse : “ Se vós soubésseis o que significa : Misericórdia quero , e não sacrifício , não condenaríeis os inocentes ”. Mateus 12:7 .
Os muitos ritos deles , destituídos de coração , não podiam suprir a falta daquela verdadeira integridade e terno amor que há de para sempre caracterizar o genuíno adorador de Deus . Cristo reiterou ainda a verdade de que os sacrifícios eram , em si mesmos , destituídos de valor . Eram um meio , e não um fim . Seu objetivo era dirigir os homens ao Salvador , levando-os assim em harmonia com Deus . É o serviço de amor que Deus aprecia . Quando falta esse , a mera rotina da cerimônia é-Lhe ofensiva . O mesmo quanto ao sábado . Visava este pôr os homens em comunhão com o Senhor ; quando , porém , o espírito estava absorvido com enfadonhos ritos , o objetivo do sábado era contrariado . Sua observância meramente exterior , era um escárnio . Outro sábado , ao entrar Jesus na sinagoga , viu aí um homem cuja mão era mirrada . Os fariseus O observavam , ansiosos de ver o que faria . Bem sabia o Salvador que , curando no sábado , seria considerado transgressor , mas não hesitou em derribar o muro das exigências tradicionais que atravancavam o sábado . Jesus pediu ao enfermo que se adiantasse , perguntando então : “ É lícito no sábado fazer bem , ou fazer mal ? salvar a vida , ou matar ?” Era uma máxima entre os judeus que deixar de fazer o bem , havendo oportunidade para isso , era fazer mal ; negligenciar salvar a vida , era matar . Assim Jesus os atacou com suas próprias armas . E eles calaram-se . “ E , olhando para eles em redor com indignação , condoendo-Se da dureza do seu coração , disse ao homem : Estende a tua mão . E ele a estendeu , e foi-lhe restituída a sua mão , sã como a outra ”. Marcos 3:4 , 5 .
Quando interrogado : “ É lícito curar no sábado ?” Jesus respondeu : “ Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha , se num sábado cair numa cova , não lançará mão dela , e a levantará ? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha ? É , por conseqüên- [ 196 ] cia , lícito fazer bem nos sábados ”. Mateus 12:10-12 . Os espias não ousaram responder a Jesus em presença da multidão , por temor de se envolverem em dificuldades . Sabiam que Ele dissera a verdade . De preferência a violar suas tradições , deixariam um homem sofrer , ao passo que socorreriam um animal por causa do prejuízo para o possuidor , caso fosse o mesmo negligenciado . Assim , maior era o cuidado que manifestavam por um animal , que por um homem , criado à imagem divina . Isso ilustra a operação de todas as
183