O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 181

Capítulo 29 — O Sábado
O sábado foi santificado na criação . Instituído para o homem , teve sua origem quando “ as estrelas da alva juntas alegremente cantavam , e todos os filhos de Deus rejubilavam ”. Jó 38:7 . Pairava sobre o mundo a paz ; pois a Terra estava em harmonia com o Céu . “ Viu Deus tudo quanto tinha feito , e eis que era muito bom ” ( Gênesis 1:31 ); e Ele repousou na alegria de Sua concluída obra . Como houvesse repousado no sábado , “ abençoou Deus o dia sétimo , e o santificou ” ( Gênesis 2:3 ) — separou-o para uso santo . Deu-o a Adão como dia de repouso . Era uma lembrança da obra da criação , e assim , um sinal do poder de Deus e de Seu amor . Diz a Escritura : “ Fez lembradas as Suas maravilhas ”. Salmos 111:4 . As “ coisas que estão criadas ” declaram “ as Suas coisas invisíveis , desde a fundação do mundo ,” “ tanto o Seu eterno poder , como a Sua divindade ”. Romanos 1:20 .
Todas as coisas foram criadas pelo Filho de Deus . “ No princípio era o Verbo , e o Verbo estava com Deus . [...] Todas as coisas foram feitas por Ele , e sem Ele nada do que foi feito se fez ”. João 1:1-3 . E uma vez que o sábado é uma lembrança da obra da criação , é um testemunho do amor e do poder de Cristo . O sábado chama para a natureza nossos pensamentos , e põe-nos em comunhão com o Criador . No canto do pássaro , no sussurro das árvores e na música do mar , podemos ouvir ainda Sua voz , a voz que falava com Adão no Éden , pela viração do dia . E ao Lhe contemplarmos o poder na natureza , encontramos conforto , pois a palavra que criou todas as coisas , é a mesma que comunica vida . Aquele “ que disse que das trevas resplandecesse a luz , é quem resplandeceu em nossos corações , para iluminação do conhecimento da glória de Deus , na face de Jesus Cristo ”. 2 Coríntios 4:6 .
Foi esse pensamento que despertou o cântico : “ Tu , Senhor , me alegraste com os Teus feitos ; exultarei nas obras das Tuas mãos . Quão grandes são , Senhor , as Tuas obras . Mui profundos são os Teus pensamentos ”. Salmos 92:4 , 5 . 232 E o Espírito Santo declara , por intermédio do profeta Isaías : “ A quem pois fareis semelhante a Deus ? ou com que O comparareis ? [...] Porventura não sabeis ? porventura não ouvis ? ou desde o princípio se vos não notificou isto mesmo ? ou não atentastes para os fundamentos da Terra ? Ele é o que está assentado sobre o globo da Terra , cujos moradores são para Ele como gafanhotos ; Ele é o que estende os céus como cortina , e os desenrola como tenda , para neles habitar . [...] A quem pois Me fareis semelhante , para que lhe seja semelhante ? diz o Santo .
Levantai ao alto os vossos olhos , e vede quem criou estas coisas , quem produz por conta o Seu exército , quem a todas chama pelos seus nomes ; por causa da grandeza das Suas forças , e pela fortaleza do Seu poder , nenhuma faltará . Por que pois dizes , ó Jacó , e tu falas , ó Israel : O meu caminho está encoberto ao Senhor , e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus ? Não sabes , não ouviste que o eterno Deus , o Senhor , o Criador dos fins da Terra , nem Se cansa nem Se fatiga ? [...] Dá esforço ao cansado , e multiplica as forças ao
180