Aquele que , na criação , “ falou , e tudo se fez ”, “ mandou , e logo tudo apareceu ” ( Salmos 33:9 ) comunicara vida à pessoa morta em ofensas e pecados . A cura do corpo era um testemunho do poder que renovara o coração . Cristo pediu ao paralítico que se erguesse e andasse , “ para que saibais ”, disse Ele , “ que o Filho do homem tem na Terra poder para perdoar pecados ”. Marcos 2:10 . O paralítico encontrou em Cristo cura tanto para o corpo como para o espírito . A cura espiritual foi seguida da restauração física . Essa lição não devia ser desatendida . Existem hoje milhares de vítimas de sofrimentos físicos , os quais , como o paralítico , estão anelando a mensagem : “ Perdoados estão os teus pecados .”
O fardo do pecado , com seu desassossego e insatisfeitos desejos , é o fundamento de suas doenças . Não podem encontrar alívio , enquanto não forem ter com o grande Médico . A paz que unicamente Ele pode dar , comunicar vigor à mente e saúde ao corpo . Jesus veio para “ desfazer as obras do diabo ”. 1 João 3:8 . “ NEle estava a vida ” ( João 1:4 ) e Ele diz : “ Eu vim para que tenham vida , e a tenham com abundância ”. João 10:10 . Jesus é “ espírito vivificante ”. 1 Coríntios 15:45 . E possui ainda o mesmo poder vitalizante que [ 184 ] tinha quando na Terra curava o doente , e assegurava o perdão ao pecador . “ Perdoa todas as tuas iniqüidades ”, “ sara todas as tuas enfermidades ”. Salmos 103:3 . O efeito produzido sobre o povo pela cura do paralítico , foi como se o Céu se houvesse aberto , revelando as glórias do mundo melhor . Ao passar o homem curado por entre a multidão , bendizendo a Deus a cada passo , e levando sua carga como se fosse uma pena , o povo recuava para lhe dar passagem e presa de assombro fitavam-no , falando entre si brandamente em segredo : “ Hoje vimos prodígios .” Os fariseus estavam mudos de espanto , e esmagados pela derrota . Viram que não havia aí lugar para seu ciúme despertar a multidão .
A maravilhosa obra vista no homem que fora entregue à ira de Deus impressionara por tal forma o povo que naquele momento os rabis foram esquecidos . Viram que Cristo possuía um poder que tinham atribuído unicamente a Deus ; todavia , a suave dignidade de Sua atitude apresentava assinalado contraste com o porte altivo deles . Ficaram desconcertados e confundidos , reconhecendo , mas não confessando , a presença de um Ser superior . Quanto mais forte era a evidência de que Jesus tinha poder na Terra para perdoar pecados , tanto mais firmemente se entrincheiravam na incredulidade . Da casa de Pedro , onde tinham assistido ao restabelecimento do paralítico por Sua palavra , saíram para formular novos planos , a fim de reduzir ao silêncio o Filho de Deus .
A enfermidade física , se bem que maligna e fundamente arraigada , foi afastada pelo poder de Cristo ; a enfermidade espiritual , porém , firmou o império sobre os que fecharam os olhos à luz . A lepra e a paralisia não eram tão terríveis quanto a hipocrisia e a incredulidade . Na casa do paralítico restaurado foi grande o regozijo quando ele voltou para a família , conduzindo com facilidade o leito em que , pouco antes , fora vagarosamente levado de perto deles . Reuniramse-lhe em torno com lágrimas de alegria , mal ousando crer no que seus olhos viam . Ali estava ele em sua presença , no pleno vigor da varonilidade . Os
171