O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 166

Capítulo 27 — “ Podes Tornar-me Limpo ”
Este capítulo é baseado em Mateus 8:2-4 ; 9:1-8 , 32-34 ; Marcos 1:40-45 ; 2:1-12 ; Lucas 5:12-28 .
De todas as doenças conhecidas no Oriente , era a lepra a mais temida . Seu caráter incurável e contagioso , o terrível efeito sobre as vítimas , enchiam de temor os mais valorosos . Entre os judeus , era considerada um juízo sobre o pecado , sendo por isso chamada : “ o açoite ”, “ o dedo de Deus ”. Profundamente arraigada , mortal , era tida como símbolo do pecado . A lei ritual declarava imundo o leproso . Como pessoa já morta , era excluído das habitações dos homens . Tudo que tocava ficava imundo . O ar era poluído por seu hálito . Uma pessoa suspeita dessa moléstia , devia-se apresentar aos sacerdotes , que tinham de examinar e decidir o caso . Sendo declarado leproso , era separado da família , isolado da congregação de Israel , e condenado a conviver unicamente com os aflitos de idêntico mal . A lei era inflexível em suas exigências .
Os próprios reis e principais não estavam isentos . Um rei atacado dessa terrível moléstia , tinha de renunciar ao cetro e fugir da sociedade . Separado de amigos e parentes , devia o leproso sofrer a maldição de sua enfermidade . Era obrigado a publicar a própria desgraça , a rasgar os vestidos , a fazer soar o alarme , advertindo todos para fugirem de sua contaminadora presença . O grito “ impuro ! impuro !” soltado em lamentosos tons pelo pobre exilado , era um sinal ouvido com temor e aversão . Na região do ministério de Cristo , havia muitos desses sofredores , e as novas de Sua obra chegaram até eles , suscitando um lampejo de esperança . Mas desde os dias do profeta Eliseu , nunca se ouvira falar de coisa tal como a cura de uma pessoa atacada dessa moléstia . Não ousavam esperar que Jesus fizesse em seu benefício aquilo que nunca realizara por homem algum . Houve , entretanto , alguém em cujo coração a fé começou a brotar . Mas não sabia como se aproximar de Jesus .
Excluído como estava do contato dos se- 213 melhantes , como se haveria de apresentar ao Médico ? E cogitou se Cristo o curaria a ele . Deter-Se-ia para atender a uma pessoa que se julgava estar sofrendo sob o juízo de Deus ? Não haveria de , à semelhança dos fariseus , e mesmo dos médicos , proferir sobre ele uma maldição , advertindo-o a que fugisse da morada dos homens ? Pensava em tudo quanto lhe fora dito de Jesus . Nenhum dos que Lhe buscavam o auxílio fora repelido . O infeliz decidiu procurar o Salvador . Embora excluído das cidades , podia ser que acontecesse atravessar-Lhe o caminho em algum atalho das montanhas , ou encontrá-Lo enquanto ensinava fora das cidades . Grandes eram as dificuldades , mas constituía essa sua única esperança . O leproso é guiado ao Salvador .
Jesus está ensinando à margem do lago , e o povo reunido ao Seu redor . Ficando a distância , apanha algumas palavras dos lábios de Jesus . Observa-O a colocar as mãos sobre
165